“A reprodução bovina bem sucedida é sinônimo de sucesso na propriedade rural”, afirma o médico veterinário, Dr. Claudio Aragon, considerado internacionalmente um dos melhores e mais respeitados profissionais de sua área de atuação. Na tarde desta quarta-feira, 21, a Secretaria de Agricultura proporcionou o encontro de Aragon com os inseminadores e conselheiros municipais de agricultura.
A bovinocultura de leite está presente em 90% das propriedades rurais de Sul Brasil e representa cerca de 60% da arrecadação municipal. O secretário de Agricultura, Vantoir Debiasi, comenta que a Administração Municipal oferece vários incentivos para a bovinocultura. “Há uma preocupação do prefeito Éder Marmitt em atender bem nossa agricultura e várias ações acontecem como incentivo. Sul Brasil fornece nitrogênio e sêmen gratuitamente para 43 botijões presentes em todas as comunidades, há a distribuição e cobertura de semente de pastagem de inverno, plantio do milho, distribuição de adubo e confecção da silagem, cursos e várias outras atividades que proporcionam o desenvolvimento da agricultura no município”, comenta.
Sobre a palestra com Dr. Aragon, o secretário Debiasi afirma que o objetivo foi reforçar a conscientização sobre a importância gestora na reprodução dos animais. “Os agricultores receberam informações fundamentais sobre a importância da qualidade do sêmen, a pontualidade do ato de inseminar, o controle do período de lactação e outros cuidados com a reprodução e reposição do plantel”, destaca.