Capacitação das Gerências de Governo da Caixa Econômica Federal

Os Municípios da AMOSC e região participaram no dia 24 de maio de 2017 da capacitação das Gerências de Governo – GIGOVs, da Caixa Econômica Federal, que ocorreu na sede da associação e na ACAMOSC. O evento foi realizado em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e são destinados a Gestores Municipais de Convênios(GMCs) e equipes de engenharias das prefeituras e associações de municípios.

Com a publicação da Portaria Interministerial 424 no final de 2016, várias mudanças ocorreram nos procedimentos que disciplinam os convênios com o Governo Federal. Essa capacitação também é necessárias para a padronização de procedimentos nos processos de captação de recursos, gerenciamento de convênios e prestação de contas.

Outro assunto apresentado diz respeito aos critérios de análise de projetos, orçamentos e acompanhamento de obras de engenharia e arquitetura, contratos de repasse, análise técnica, verificação do processo licitatório, acompanhamento de obras, etc.

Também foi apresentado aos presentes o check list de documentos a serem apresentados para a devida aprovação pela Caixa e que devem atender a todo o ciclo de vida do Contrato de Repasse.

A AMOSC é responsável pela elaboração de grande parte dos projetos de engenharia de muitos municípios da região, além disso, presta assessoria técnica na área de captação de recursos e gerenciamento de convênios.