Com muitos motivos para comemorar, as mulheres de Sul Brasil se reuniram na tarde do último sábado, 29, e festejaram o Dia Internacional da Mulher no evento cada vez mais tradicional e oferecido pela Administração Municipal.
Quem guiou a festa foi a Banda Alternativo, que além da música deu pitacos teatrais e alegrou todas as participantes. Houve ainda homenagem e ao final um lanche para repor as energias gastas no evento.
A primeira dama Eliane Lauermann Marmitt e segunda-dama Joice Amann Gallina deram as boas-vindas às mulheres enaltecendo o orgulho de ser mulher sulbrasilense. Já o presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Götz, disse estar feliz pelo sucesso do encontro.
O vice-prefeito Vanderlei Gallina comentou a satisfação de viver cercado por mulheres e destacou a fibra delas em ser o pilar da família. “Sou muito privilegiado por ter em casa a minha mãe, que apesar de seu jeito manso é uma mulher valente, de coragem e a coluna de sustentação da família. Falo dela para destacar o quanto eu admiro as mulheres e assim parabenizo vocês pelo seu dia, pois é digno de uma grande comemoração como estamos proporcionando hoje”, destacou.
Já o prefeito Éder Marmitt lembrou que a mulher sofre opressão histórica e afirmou que é justo igualar seus direitos. “Muitas mulheres dedicaram sua vida à luta por igualdade que, injustamente, foi tirada delas. Com o passar dos séculos, a mulher foi conquistando independência dos homens e espaço na sociedade como o direito ao voto, direito de não apanhar, direito de licença maternidade, entre outros tão importantes. Hoje, nesta festa, vemos a união das mulheres dispostas a comemorar com delicadeza e alegria a sua força e a sua luta. A Administração Municipal de Sul Brasil busca cada vez mais valorizar a mulher e por esse motivo proporcionamos este momento que é de nossa vontade sempre repetir”, enfatizou.
—
Diego Kirch
Departamento de Imprensa e Cultura