Na última sexta-feira (7), o município de Formosa do Sul sediou o 1º Seminário Regional da Agricultura Familiar. O objetivo do encontro foi de encontrar alternativas para desburocratizar a comercialização de produtos da agricultura familiar em feiras, licitações ou mercados.
Durante o seminário foram discutidos vários temas como: localizar os principais equipamentos e estruturas da logística de apoio à comercialização viabilizados pelos projetos de desenvolvimento de novas cadeias produtivas na região; avaliar os impactos positivos e negativos das políticas públicas para alimentação escolar (PNAE) e da segurança alimentar e nutricional (SAN); identificar os avanços e limites dos principais canais de comercialização que estão sendo explorados na região; e promover a aproximação dos diferentes agentes promotores de desenvolvimento das cadeias produtivas da Agricultura Familiar.
De acordo com o secretario de Agricultura e Meio Ambiente de Formosa do Sul, Fernando Correa, no seminário foi possível identificar as principais cadeias produtivas da agricultura familiar na região com potencial para comercialização. “Muitos agricultores tem na agricultura familiar a única fonte de renda da propriedade e devido aos processos burocráticos de comercialização não conseguem vender seus produtos agroecológicos e orgânicos”, destaca o secretário.
O seminário foi organizado pela Ascooper – Associação das Cooperativas e Associações de Produtores Rurais, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Formosa Do Sul , Núcleo Noroeste da Rede Ecovida, Unitagri – Cooperativa de Serviços Técnicos Agrícolas, Cooperleite e Instituto Saga.
—
ANA CLAUDIA TASCA
ASSESSORA DE IMPRENSA
Prefeitura Municipal de Formosa do Sul – SC
(49) 3343-0043
(49) 9 8502-6566
(49) 9 9923-6046 (wattsapp)