CIDEMA credencia mais um estabelecimento no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA

De acordo com o Médico Veterinário Alan D. Michels, a partir do primeiro dia do mês de abril de 2017, o estabelecimento Frango Saboroso, situado no município de Sul Brasil-SC, fica apto a comercializar seus produtos em todo território nacional. O Frango Saboroso trabalha  com abate de aves e possui registro no Serviço de Inspeção Municipal de  Sul Brasil. Na intenção de expandir a comercialização de seus produtos para outros municípios e outros estados, a agroindústria, após emissão do registro no SIM, oficializou o interesse em aderir ao SISBI-POA via CIDEMA. Após alguns trâmites de avaliações e adequações, o estabelecimento está habilitado ao  SISBI-POA, conforme data já mencionada acima .

O estabelecimento Frango Saboroso é a mais recente agroindústria de produtos de origem animal a aderir ao SISBI-POA através do CIDEMA. A auditoria de adesão do estabelecimento aconteceu em parceria técnica com o Instituto de Desenvolvimento Regional – SAGA.

A primeira agroindústria pertencente ao CIDEMA aderiu no mês de Janeiro de 2015, sendo este, um entreposto de ovos de galinha situado em São Carlos. Após, no mesmo ano, houve a adesão de uma fábrica de produtos cárneos em Coronel Freitas. No ano de 2016 aderiu mais um entreposto de ovos de galinha situado em Cordilheira Alta e um entreposto de mel de abelhas em Quilombo.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente – CIDEMA, com equivalência reconhecida para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA, conforme Portaria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa nº 1 de 7 de Janeiro de 2015, e publicada no Diário Oficial da União – DOU. Após esta data de publicação da Portaria, o CIDEMA passou a habilitar os estabelecimentos para ADESÃO ao SISBI-POA  e também a coordenar e supervisionar os serviços de inspeção dos municípios consorciados. O SISBI-POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os serviços de inspeção de produtos de origem animal em todo o país, viabilizando o comércio destes produtos em todo o território nacional.

Segundo o Diretor Executivo Morciel A. Faraum, o CIDEMA vem trabalhando constantemente para alcaçar uma das suas metas, que é de chegar a pelo menos 10 estabelecimentos habilitados no SISBI-POA, no ano de 2017. Com isso o CIDEMA ajuda cada veis mais a potencializar a economia da nossa região e fortalecendo as pequenas agroindústrias do Oeste de Santa Catarina e AMOSC/CIDEMA.