Projeto “Naquele tempo” registra histórias de idosos Sulbrasilenses

Sul Brasil – O projeto de valorização à terceira idade nomeado de “Naquele tempo” foi iniciado ainda em 2014 pela Secretaria de Assistência Social. A autora foi a assistente social Simone Rotava Ferrari que, juntamente com os alunos do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos, ouviu dos idosos a história de vida e do município, materializando o conteúdo em uma revista distribuída para os participantes na tarde de quinta-feira, 9, no evento Páscoa dos Idosos.

A obra possui 18 páginas, textos simples e envolventes, contém depoimento de 36 idosos sulbrasilenses. O objetivo do trabalho foi alcançado, como explica a autora. “Tínhamos a proposta de deixar os entrevistados à vontade para falar sobre qualquer assunto, mais pontuado ou mais abrangente, envolvendo sua vida e sua história com Sul Brasil. Foi muito gratificante entregar aos participantes essa revista, que possui registros importantes que se não materializados, como fizemos, pode cair no esquecimento com o passar do tempo”, enfatiza.

Para o desenvolvimento do projeto houve participação dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Envolvemos os alunos que ouviram os idosos contando histórias, fizeram um desenho e texto de seu entendimento, e tiveram essa ligação às suas origens. Damos os parabéns a todos os alunos que capricharam na atividade e foram essenciais para o desempenho do projeto”, elogiou Simone.

Um dos depoimentos foi de Teonice Güntzel, moradora de Linha Lajeado Uru desde 1991. “Foi muito bom poder participar dessa contação de histórias onde eu quis contar sobre minha vida e em especial um fato de superação. Estou disposta a participar outra vez”, resume a participante.

Simone complementa que o projeto deve continuar. “É importante seguirmos a corrente da contação de histórias de nossos idosos e de nosso município. Nosso desejo é continuar esse projeto e realizá-lo de uma forma ainda mais abrangente”, completa a assistente social.

O vice-prefeito Vanderlei Gallina parabenizou a iniciativa e incentivou a continuidade. “É muito bom ver os projetos se tornando realidade. Essa revista entrevistou somente 36 idosos e já rendeu muitas informações e acontecimentos, imagine se todos os outros idosos tivessem a disponibilidade de também participar, que maravilhoso seria. Parabenizo a Simone e toda equipe da Secretaria de Assistência Social pelo trabalho desenvolvido e fico á disposição para apoiar todas as ações de valorização aos idosos”, pronunciou.

E o prefeito Éder Marmitt também louvou o trabalho. “Tantos fatos importantes que fazem parte de nossa vida muitas vezes são esquecidos com o tempo, sem que nossos filhos e as próximas gerações conheçam esses capítulos de sua origem. O projeto ‘Naquele tempo’ justamente provoca que os fatos fiquem escritos, registrados e acessíveis para o presente e futuro. É uma atividade trabalhosa, que demanda muita dedicação e tempo, e que hoje é realidade. Parabéns à Simone, aos idosos, aos alunos e todos que se envolveram nesta ação”, disse o prefeito.



Diego Kirch
Departamento de Imprensa e Cultura
Prefeitura Municipal de Su Brasil – SC
Contatos:
(49) 3367-0030
cultura@sulbrasil.sc.gov.br
www.sulbrasil.sc.gov.br