O Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura se reuniram na última semana nas dependências da Associação de Municípios do Oeste de SC (AMOSC). Nessa primeira reunião anual foi eleita a nova Diretoria do Colegiado de Cultura de 2017 e aprovado o Regimento Interno. A Diretoria será formada por Roselaine Vinhas, Coordenadora Geral (Secretária Municipal de Cultura de Chapecó); Juliano Santin, Vice-coordenador (Diretor de Cultura de Águas Frias); Dirlei Vilbrantz, Secretária Geral (Município de Quilombo) e Ana Claudia Hoffmann Pontel, Primeira Secretária (Diretora de Cultura de São Carlos). Para representar o Conselho de Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) ficou indicado Roselaine Vinhas (Secretaria de Cultura de Chapecó) e Tatiane Pompeu (Representando a Cultura de Caxambu do Sul).
Durante a reunião foi discutido sobre o Sistema Publioteca da AMOSC, uma ferramenta de apoio implementado para auxílio do trabalho das bibliotecárias e auxiliares de bibliotecas públicas da região. Sistema este para inserção de dados do acervo municipal e empréstimo de livros e outros materiais como destacou Roberto Delavi, do setor de informática da associação. Também foi destacado que 18 municípios da AMOSC já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura que se fundamenta num processo de gestão e promoção das políticas públicas culturais conforme preconiza a constituição federal. A reunião contou também com a presença da Gerente do SESC unidade de Chapecó, Vanderléa Luiza da Silva, falando sobre o trabalho da entidade na área cultural e possibilidades futuras de parcerias com os municípios da região.
Planejamento 2017
As ações definidas no plano de ação de 2017 ficou: Capacitação sobre a Gestão Cultural incluindo noções sobre a organização dos Sistemas Municipais de Cultura, Conselhos Municipais de Cultura e Planos Municipais de Cultura. Também ficou definido capacitação para auxiliares de bibliotecas e bibliotecárias; sobre Museus e a participação no VII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura a realizar-se de 10 a 12 de maio em Treze Tílias que tem como objetivo proporcionar a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, ampliando o diálogo entre o Ministério da Cultura (MINC), as prefeituras e o governo do Estado, com o objetivo de fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.
Segundo Roselaine Vinhas, Coordenadora Geral, o colegiado de cultura é um órgão de decisões com finalidade de analisar, orientar, fomentar, promover, articular e planejar ações relacionadas aos setores de cultura dos municípios integrantes da associação, constituindo-se em instância de integração dos dirigentes municipais de cultura.
As reuniões do colegiado de cultura ocorrerão bimestralmente conforme destacado pela assessora em educação e cultura da AMOSC, Locenir de Moura.