A Associação dos Municípios de Oeste de SC elege a nova Diretoria do Colegiado de Secretários Municipais de Educação, composto por Odenir Petroli – Coordenador (Nova Itaberaba); Sadi Baron – Vice-secretário (São Carlos); Fabrício Fontana – Secretária Geral (Pinhalzinho) e Rosemeri Santin como Primeira Secretária (Formosa do Sul). Para representar o Colegiado de Educação da AMOSC no Conselho da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) foram eleitos como titular Rosemeri Santin e como suplente Odenir Petroli. No Grupo de Estudos sobre Formação Inicial e Continuada (GEFIC) ficaram indicados coordenadores pedagógicos dos seguintes municípios: Cordilheira Alta, Caxambu do Sul, União do Oeste e Guatambu. Representantes para o Núcleo Intersetorial de apoio ao APOIA (NISA), ficaram definidos representantes dos municípios de Pinhalzinho, São Carlos, Caxambu do Sul e Cordilheira Alta. Representante do Grupo de Educação da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Odenir Petroli e Assessoria em Educação da AMOSC.
Abertura inicial contou com uma fala do professor Odilon Poli da UNOCHAPECÓ que abordou sobre os Desafios e Expectativas para os novos Gestores de Educação.
Os novos secretários receberam informações sobre o monitoramento, avaliação e implementação dos Planos Municipais de Educação, sobre trabalho de elaboração e atualização dos Planos de Cargos e Remuneração dos Profissionais de Educação; Base Nacional Comum Curricular, Diretriz Curricular da Educação Infantil da Região da AMOSC e mapa das experiências pedagógicas, Linha de ações das Nutricionistas da região, Plano de Ações Articuladas (PAR); Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); Regulamentação do Transporte Escolar entre outros assuntos.
Formação Continuada de professores foi outro tema debatido, no qual participou da reunião o Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, Émerson Neves da Silva apresentando o edital de chamada pública sobre formação de professores da rede municipal de ensino.
Plano de Ação do Colegiado de Educação para 2017: Implementação dos Planos Municipais de Educação; formação continuada para professores da educação infantil, ensino fundamental, serventes, coordenação pedagógica, nutricionistas e conselheiros; Discutir a questão da educação especial e avaliação; Regulamentação do atendimento da educação especial e educação infantil através do Conselho Municipal de Educação; Adequação dos Projetos Político Pedagógicos das Escolas; Realização das Conferências Municipais ou Intermunicipais de Educação; Estudo e implementação da Base Nacional Comum Curricular; Implementação da Diretriz Curricular da Educação Infantil da Região; Sistema de Controle de Alimentação Escolar.
Programações:
XV Congresso Catarinense de Municípios e 2ª Oficina Estadual de Gestores Municipais de 14 a 16 de março em Joinville; Fórum da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) de 10 a 12 de abril, além de seminários programados para julho deste ano.
As reuniões do Colegiado de Educação estão programadas para ocorrerem nos meses de abril, junho, agosto, outubro, dezembro e sempre que houver necessidade serão realizadas assembleias extraordinárias.
A assessora em educação da associação Locenir de Moura, informa que o colegiado de educação é um órgão de decisões com finalidade de analisar, orientar, promover o planejamento e a execução de ações no âmbito da Educação no Oeste de Santa Catarina para o desenvolvimento de políticas educacionais.