Produção leiteira possui dez Compost Barn em Sul Brasil

O empreendedorismo da bovinocultura de leite ganha uma nova tendência em Sul Brasil. A busca por maior produtividade e lucratividade fez com que dez propriedades rurais trocassem o manejo tradicional pelo confinamento parcial chamado de sistema Compost Barn. A ousadia dos sulbrasilenses vem atraindo produtores de várias regiões produtoras de leite com objetivo de conhecer e expandir o método.

A modalidade de produção Compost Barn se resume em um grande espaço físico coberto para o descanso das vacas e o chão – cama – é revestido de serragem e sobras de corte de madeira. O principal objetivo é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem durante o ano. Os animais estercam sobre a cama efetuando naturalmente a compostagem, sendo que o método tem a ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato.

O plantel varia de acordo com a realidade da propriedade e da estrutura física do barracão, mas em Sul Brasil aproximadamente 600 animais estão alojados no novo sistema de produção. O produtor Kleber Rosetto, de Linha Guabiroba, está satisfeito com o novo manejo. “O aumento de conforto animal é fator chave para o sucesso do Compost Barn e viemos alcançando resultados positivos na sanidade animal e na lucratividade”, comenta o produtor.

A bovinocultura de leite representa cerca de 65% da renda do Município de Sul Brasil, sendo produzidos anualmente cerca de 15 milhões de litros, em torno de 350 propriedades. Vários programas de incentivos são oferecidos pela prefeitura aos agricultores, como semente e semeio de pastagem, adubação do solo, sêmen e nitrogênio, plantio de milho e colheita de silagem, incentivo de terraplenagem e outros.

O prefeito Éder Marmitt elogia o espírito empreendedor dos agricultores. “Nesses últimos anos Sul Brasil cresceu muito em vários setores da agricultura e isso se deve principalmente ao agricultor que acredita na força de sua propriedade e em seu potencial de administração e trabalho. Somos um dos raros municípios que tem na sua realidade as condições de permanência e a volta do jovem nas propriedades rurais. Temos que manter o ritmo de crescimento e assim, com incentivo da Administração Municipal e cooperativas, o agricultor será cada vez mais forte e terá uma vida sempre melhor”, destaca o prefeito.

 


Diego Kirch
Assessoria de Comunicação e Cultura
(49) 8412-0789
cultura@sulbraril.sc.gov.br
www.sulbrasil.sc.gov.br