Ferrari busca solução para prejuízos causados pela Celesc

A interrupção de energia elétrica, para as propriedades agrícolas atendidas pela Celesc em Sul Brasil, vem causando prejuízos. O presidente da Câmara de Vereadores, Claudimar Ferrari, reivindica que as quedas sejam evitadas e o atendimento de plantão seja mais ágil.

Há cerca de 340 consumidores de energia elétrica da Celesc em Sul Brasil. A maioria destas famílias depende do fornecimento para a rentabilidade da propriedade e as frequentes quedas e demora no atendimento de plantão vem causando prejuízos aos agricultores, principalmente os produtores de leite.

O problema se arrasta por vários anos, como explica o presidente legislativo. “A realidade de Sul Brasil hoje é muito diferente de anos atrás, mas o fornecimento de energia segue do mesmo jeito e não atende mais a demanda. Houve um salto de crescimento agrícola em vários segmentos e a bovinocultura de leite cresce em largos passou e consequentemente consume mais energia elétrica para a ordenha e resfriamento do leite”, comenta Ferrari.

Há um apelo, dos produtores de leite, para que o problema não se repita. “Muitos agricultores procuram os vereadores do município relatando o problema e cobrando solução. Dou razão para eles, afinal pagam pelo consumo que muitas vezes é interrompido e causa prejuízos de doenças em animais que não são ordenhados no horário ideal e por leite que estraga por falta de resfriamento. Estou, junto com nossa Câmara de Vereadores e vereadores dos municípios vizinhos, lutando para que a Celesc ouça nosso apelo e tome medidas” relata.

O vereador Ferrari foi à sede administrativa da Celesc, em Florianópolis, e acompanhado do deputado estadual Altair Silva entregou a moção de apelo que cobra que seja instalada uma equipe de plantão mais próxima, como havia em União do Oeste até 2002. E que haja a implantação do sistema trifásico na rede elétrica do município com finalidade de acompanhar a demanda do agronegócio do município.

Além da reivindicação em Florianópolis, o presidente Ferrari mobiliza os vereadores de União do Oeste, Jardinópolis e Irati para que também faça o movimento de apelo e fortaleçam o pedido à Celesc.

Ferrari espera que o pedido da população sulbrasilense seja atendido pela Celesc. “Reconhecemos toda história e importância que a Celesc tem no desenvolvimento de nosso estado e município, mas agora precisamos que nossa voz seja ouvida e que não sessamos o desenvolvimento de nossas propriedades pela falta de fornecimento de energia elétrica”, completa.


Diego Kirch
Assessoria de Comunicação e Cultura
(49) 8412-0789
cultura@sulbraril.sc.gov.br
www.sulbrasil.sc.gov.br