Saúde é referência para a região

Uma equipe de profissionais da saúde do município de Nova Itaberaba estiveram a tarde de quarta-feira, conhecendo a estrutura e os trabalhos desenvolvidos no Centro de Saúde de Arvoredo. Segundo a enfermeira coordenadora da Atenção Básica de Nova Itaberaba, Aline Basso Schneider, depois de um curso entre as Psicólogas da região da Amosc, para discutir a Intervenção do Álcool e das Drogas, “nos atraiu a adesão da população de Arvoredo aos grupos anti tabagismo, pois sempre existem grupos sempre em andamento e fila de espera aguardando a formação de mais turmas”, explica.

Aline diz que no município também existe o programa, mas há dois anos não tem pessoas interessadas suficientes para completar um grupo e começar o trabalho. “Viemos conhecer a estratégia de intervenção e convencimento, para fazer a conscientização dos fumantes para que haja púbico”, argumenta. Outro motivo da visita, foi para conhecer o Programa Ciranda da Saúde, inédito na região, que envolve crianças de zero a quatro anos, com atendimentos de multi profissionais. “Ficamos encantadas com a estrutura da Unidade de Saúde, com a organização da equipe e da forma como os trabalhos são desenvolvidos”, diz.

Nova Itaberaba é um município cuja população e desenvolvimento econômico é parecido com Arvoredo, por isso da busca de informações e de exemplos para poder aplicar para a população daquele município.

A gerente de Saúde em exercício, Sandra Giaretta, ressalta a importância em perceber que as ações e programas desenvolvidos em Arvoredo, são referência para outros municípios, além de valorizar a troca de experiências entre as equipes.

Além da enfermeira Aline, também estiveram em Arvoredo, a fisioterapeuta Aparecida Lia da Silva; a Odontóloga Ana Carolina Vieira; A Psicóloga Luana Gabriel e a Farmacêutica Ritamar Breda Basso.

Vania de Souza Dal Pozzo
Jornalista 99796507