Os secretários municipais de educação que integram a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participaram, na última quarta-feira (22), da reunião mensal do Colegiado de Educação. O encontro foi promovido no auditório da AMOSC e teve como foco monitorar e avaliar as ações desenvolvidas recentemente.
Sueli Sutilli, da rede de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), falou sobre a nomeação da comissão de monitoramento e avaliação dos planos e das equipes técnicas por ato normativo, além da capacitação para repasse das informações no funcionamento desta fase de acompanhamento dos planos municipais de educação.
Na ocasião foi indicada a nova representante do colegiado para compor o Conselho Estadual de representantes da Undime. A escolhida foi a secretária de Educação de Sul Brasil, Marisa Regina Weber. A reunião tratou, ainda, sobre o Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular que será promovido nos dias 19 e 20 de julho, em Florianópolis.
A vice-coordenadora do Colegiado de Educação, Justina Pasa, repassou informações sobre o último encontro do NISA. Segundo ela, os dados do sistema APOIA, apresentados pelo técnico de informática do Ministério Público de Santa Catarina, demonstram que a infrequência escolar também ocorre na pré-escola e nos anos iniciais. “É uma situação preocupante, precisamos ter atenção e registrar o trabalho que as escolas vem desenvolvendo para superação desta problemática”, destacou.
Durante a reunião também foi feita uma avaliação das formações de professores da região da AMOSC, incluindo o Seminário Regional da Educação Básica que discutiu a BNCC em parceria com a Unochapecó e a implementação das Diretrizes da Educação Infantil da região da associação, uma parceria com a EGEM. De acordo com a secretária de Educação de São Carlos, Rosane Hansen, o evento foi positivo. “Foi possível oportunizar à todos os professores o acesso à formação continuada com temas relevantes ao dia a dia de sala de aula. A discussão da BNCC foi produtiva e possibilitou aos professores um entendimento maior de todo esse processo que está ocorrendo na educação brasileira que terá interferência direta na ação de sala de aula”, considerou.
Com relação à formação da educação infantil a secretária de Educação de Águas Frias, Vanusa Rech Citadella, considerou que o encontro possibilitou aos professores um momento para repensar as práticas diárias com as crianças. “As mudanças foram visíveis e chamam a atenção até dos pais. Muitos espaços sofreram adaptações à nova proposta de reorganização do currículo da educação infantil com base nas experiências das crianças”, salientou.
Também foram discutidos os cursos sobre aconselhamento motivacional e intervenção breve para usuários de substâncias psicoativas, uma parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da AMOSC. Além disso, foram repassadas informações sobre o III Encontro Regional de Educação Alimentar e Nutricional no Contexto Escolar que acontecerá no dia 29 de junho na Unochapecó e contará com a participação de nutricionistas, representantes do Conselho de Alimentação Escolar, agricultores familiares e representantes das secretarias de agricultura.
De acordo com a coordenadora do Colegiado de Educação, Rosemeri Santin, as ações que estão sendo realizadas em conjunto entre os municípios da associação têm sido importantes para a educação da região e proporcionam a troca de experiência e um planejamento alinhado.
Na ocasião também ocorreu um balanço da participação no Encontro Catarinense de Alimentação Escolar, no qual algumas nutricionistas da AMOSC participaram da oficina de alimentação. Gabriela Stoffel, coordenadora do Colegiado de Nutricionistas, relatou a experiência da repercussão do livro de receitas no evento. “Houve um grande reconhecimento de outras regiões sobre o trabalho desenvolvido pela associação com a criação do livro de receitas. Inclusive representantes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar de Santa Catarina (Cecane) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) elogiaram o trabalho elaborado”, finalizou.