As palestras realizadas ao longo do mês de maio e junho pelo Creas de Quilombo visaram conscientizar a população contra violência à pessoa idosa, data esta que é celebrada no dia 15 de junho.
Juntamente com os grupos de idosos do município o Creas realizou as atividades nas comunidades. As palestras foram ministradas pela assistente social Luciane de Moraes e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Serlei Constanci.
As palestras tiveram inicio no dia 20 de maio e término no dia 13 de junho, nos sete grupos de idosos, que abrange as comunidades de São José, Salto Saudades, Vila Gaucha, Linha Zamignam, Nova Brasília, Vista Alegre e Santa Lucia. Participaram das palestras, idosos e a comunidade em geral, totalizando 122 participantes ao longo das atividades.
O objetivo de celebrar esta data é criar consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como algo normal.
De 2011 a 2015 o Disque Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu cerca de 100 mil denúncias de violação de direitos da população idosa. A maior parte das denuncias diz respeito à negligência com os cuidados das pessoas com mais de 60 anos, seguido de violência psicológica e abuso financeiro.
O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social- Creas de Quilombo recebeu durante 2014 e 2016 mais de 50 casos de denuncias referentes à violação de direitos contra a pessoa idosa, atualmente estão em acompanhamento 20 casos. As violações são as mais diversas, violência física, psicológica, sexual, negligência, abandono e abuso financeiro.
As denuncias podem ser feitas para os seguintes órgãos: Ministério Público, Policia Civil, Conselho Municipal do Idoso, Creas, Cras, Unidade de Saúde e pode ser através de ligações gratuitas e anônimas no Disque 100 e no Creas (49) 3346-3470.
—-
Maiara Santoro Barcellos
Assessoria de Comunicação
(49) 8803-0774
(49) 3346-3242
Quilombo/SC