Assembleia ordinária marca os 20 anos de atuação do CIS/AMOSC

Fundado em 1º de julho de 1996 como um dos projetos prioritários do Plano Básico de Desenvolvimento Regional (PBDR) da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC), completa 20 anos de história. A iniciativa surgiu a partir das dificuldades encontradas para encaminhar e agendar pacientes em consultórios médicos privados e, também, pelo aumento dos custos dos procedimentos especializados não suportados pelos municípios. 

Para marcar a data será realizada uma assembleia geral ordinária no dia 1º de julho (sexta-feira), a partir das 10 horas, no Eco Eventos localizado na Rua Balduino Nicknick, 400 E, no bairro Engenho Braum, em Chapecó. Na ocasião serão homenageados fundadores, presidentes e ex-presidentes, funcionários e ex-funcionários e os primeiros credenciados.

Durante o evento também serão lançados o novo folder institucional e a galeria dos presidentes que ficará disponível no site do consórcio. As atividades de comemoração encerarão às 12 horas com almoço de confraternização. Segundo o diretor executivo do CIS/AMOSC, Paulo Utzig, o evento tem como objetivo marcar os 20 anos de trajetória do consórcio e reconhecer o trabalho desenvolvido ao longo dos anos para garantir o acesso à saúde aos associados do CIS/AMOSC.

ACESSO FACILITADO

O CIS-AMOSC constitui-se sob a forma de associação pública com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica, regendo-se pelos dispositivos da Constituição da República Federativa do Brasil, Lei Federal 11.107/05, Decreto Federal 6.017/07, Lei Federal 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde), Lei Federal 8.142/90, pelo Protocolo de Intenções e pela regulamentação que vier a ser adotada pelos seus órgãos competentes. Foi transformado em consórcio público em 28 de março de 2008.

A forma de acesso aos serviços é por meio das Secretarias Municipais de Saúde e sua contratação é pelo credenciamento dos profissionais, clínicas e laboratórios. Atualmente o CIS-AMOSC conta com 51 municípios filiados com abrangências nas microrregiões da AMOSC, da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNOROESTE), da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC). São ofertadas 30 especialidades médicas, 25 exames especializados e sete cirurgias.

De acordo com o presidente do CIS/AMOSC, prefeito de Caxambu do Sul, Vilmar Foppa, a entidade atende uma população de mais de 562 mil habitantes e conta atualmente com aproximadamente 230 profissionais credenciados.

MB Comunicação