Grupo de Tabagismo já tem sete ex-fumantes

Idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde no início de 2014, o Grupo de Tabagismo Apague Essa Ideia mobiliza fumantes para o abandono do vício em busca de uma vida mais saudável.

Há muito tempo é constatado que o uso de tabaco danifica a saúde, sendo a principal causa de morte evitável no mundo. Os prejuízos à saúde se esparramam em todo organismo, afetando principalmente os pulmões e coração, além de atrapalhar a recuperação de qualquer problema de saúde.

O estrago que o tabaco causa no organismo e a demanda de atendimento relacionado ao vício foram os principais motivos para a criação do grupo de tabagismo em Sul Brasil. “De forma espontânea, os participantes se comprometem com o objetivo e além de se ajudarem ajudam os demais participantes a largar o vício do cigarro”, destaca o secretário Cleomar Provenci.

O grupo de fumantes e ex-fumantes se reúne mensalmente, com média de dez participantes, e nessa ocasião o diálogo e palestras direcionam o trabalho. A ação já rende bons resultados, onde sete pessoas abandonaram o vício e outras três estão em fase de acompanhamento. “Além das informações e trabalho de conscientização, a Secretaria de Saúde adquiriu novos itens de medicamentos para o auxílio do processo. Tudo é fornecido gratuitamente aos fumantes participantes do grupo e os resultados são satisfatórios”, completa Provenci.

Para 2016, o grupo continuará a atividade, como explica o secretário. “As datas ainda não foram definidas, provavelmente no período da tarde e não à noite, para poder também beneficiar quem depende de transporte. O interessado deverá comparecer na Unidade Básica de Saúde, o quanto antes, e comentar de sua intenção de parar de fumar, depois deve passar pela avaliação médica, receber a medicação e fazer o acompanhamento. O cronograma dos encontros será entregue pelos agentes comunitários de saúde e avisado através do programa de rádio do município aos sábados”, explica o secretário Cleomar.