Professores da educação infantil debatem diretrizes curriculares

O grupo de estudos das diretrizes curriculares da educação infantil formado por aproximadamente 50 profissionais, entre professores multiplicadores, coordenadores pedagógicos, gestores e secretários municipais da educação encerraram as atividades, nessa semana, durante encontro no auditório do Mercado Público Regional, em Chapecó.

Esta formação teve início no mês de fevereiro deste ano com a participação de todos os professores da educação infantil nos polos de Águas de Chapecó, Quilombo e Pinhalzinho e culminou com mais dez encontros de março a dezembro com representantes de cada município com a meta de elaborar a diretriz e o currículo municipal/regional da educação infantil dos municípios e o compromisso de ampliar as discussões junto aos demais profissionais nos municípios da microrregião, ressaltou a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura.

A iniciativa do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) foi conduzida pela docente, Claudia Maria da Cruz, que é especialista em pedagogia escolar, membro da Campanha Nacional pelo Direito a Educação e consultora do Ministério da Educação (MEC).

Claudia apresentou a educação infantil no contexto das políticas públicas, as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, a proposta de construção de uma diretriz regional/municipal para a educação infantil, os elementos essenciais da prática pedagógica na educação infantil, a ação pedagógica com os bebês, a organização do tempo e do espaço, o currículo da educação infantil, a identidade do professor da educação infantil e avaliação na educação infantil.

“Os encontros proporcionaram discussões, estudos, reflexões e propostas para a educação infantil na região. O resultado do trabalho será um documento que norteará a ação pedagógica dos municípios”, relatou a consultora educacional. De acordo com Claudia, o mais importante foi o envolvimento dos profissionais, pois isso trará garantia de que defenderão e implementarão as medidas.

Segundo a coordenadora pedagógica de Serra Alta, Ana Paula do Padro, o documento é importante e faz parte do marco legal da educação infantil. “O processo foi participativo no qual mais profissionais puderam fazer parte, o que valoriza a caminhada do grupo e propõem um novo olhar diante dessas crianças contemporâneas”, argumentou.    

Para a coordenadora do colegiado, secretária de educação de Águas Frias Vanussa Rech Citadella, o trabalho foi importante para a educação infantil, que tem uma caminhada recente. “Com essa iniciativa abrimos os horizontes, pois a educação infantil não é apenas cuidar, é cuidar e educar, contribuir para os primeiros passos do desenvolvimento e aprendizado das crianças, preparando-as para o futuro e a próxima etapa da educação”, justificou.

A diretora da educação infantil em Pinhalzinho, Ivanda Bach, ressaltou que o estudo sobre a educação infantil realizado nesse ano estava em consonância com a prática para avaliar os acertos e o que é necessário adequar. “O foco principal é a criança e como acontece o aprendizado, que deve ser de maneira prazerosa e lúdica”, complementou.

A formação continuada foi uma promoção da EGEM e AMOSC, sendo que os profissionais receberão certificação de 80 horas (GT de multiplicadores) e de 40 horas os professores que participaram das formações ampliadas nos municípios.

MB Comunicação