AIDS: Infectologista orienta servidores da saúde

Orientar os profissionais da rede municipal de saúde quanto a importância da integração dos serviços. Com este enfoque o médico infectologista do Hospital Dia de Chapecó, Hugo Noal coordenou no dia de ontem, no auditório da Secretaria de Saúde uma capacitação voltada aos profissionais da rede pública do município. A iniciativa faz parte das ações alusivas ao 1º de dezembro, que se transformou em dia de luta contra a AIDS, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Assembléia Mundial de Saúde.

O médico orientou, aos participantes sobre a importância da integração de dados entre o Hospital Dia e o Programa Saúde da Família, pois desta forma o trabalho ganha cada vez mais em agilidade, assegurando maiores benefícios aos pacientes em acompanhamento.

Panorama regional

O Hospital Dia de Chapecó é um serviço de referencia para 36 municípios pactuados no acompanhamento e tratamento às pessoas com HIV/AIDS dispondo de equipe multidisciplinar. Atualmente estão registrados 1.699 pacientes, sendo 1.153 de Chapecó e 546 pacientes de outros municípios pactuados. 32 crianças estão em processo de investigação de transmissão Vertical do HIV (da mãe para o filho durante a gravidez, na hora do parto ou pelo leite materno), além de 32 pacientes com diagnóstico de infecção pelo HIV que nunca procuraram acompanhamento médico laboratorial, 323 usuários solicitaram transferência para tratamento em outros serviços, 296 óbitos por AIDS, 27 óbitos por outras causas, 138 usuários abandonaram o acompanhamento médico laboratorial; atitude pouco recomendável, pois em questão de tempo adoecerão dando entrada em uma instituição hospitalar com a saúde muito comprometida com danos irreparáveis ou sequelas muitas vezes irreversíveis.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433