Novembro Azul: Mutirão registra 11 mil atendimentos

O mutirão do “Novembro Azul” realizado no ultimo sábado (21), registrou 11 mil atendimentos nas 26 Unidades de Saúde da rede municipal. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde. Na oportunidade, foram desenvolvidas diversas atividades voltadas à prevenção e promoção da saúde masculina.
A Secretária de Saúde, Cleidenara Weirich reforça que todo o homem deve buscar a prevenção em todos os níveis da vida, desde alimentação saudável até as práticas esportivas.
“Ficamos felizes com a quantidade de chapecoenses que participaram dessa ação, que busca a promoção da saúde e a prevenção. O homem que participa, segue as orientações da equipe e faz exames regulares, frequentará a Unidade na busca da prevenção e não para tratar a doença”, enfatiza.
O Prefeito de Chapecó, José Caramori, lembra que, durante o mês de novembro, estão sendo intensificadas as ações voltadas à prevenção da saúde masculina. “É melhor fazermos a prevenção do que tratarmos a doença e, com isso, esperamos que os homens possam comparecer durante todo o mês nas Unidades Básicas da nossa cidade”, reforça. 

Serviços intensificados    

Neste mês de novembro, devido à campanha, as Unidades Básicas de Saúde estão com ações de conscientização e serviços intensificados. Entre as atividades estão o agendamento de exames de rastreamento do câncer; consultas médicas e busca ativa daqueles que precisam iniciar os métodos preventivos, através de visita domiciliar realizada pelos agentes comunitários de saúde, entre outros.
Também são desenvolvidas orientações sobre as causas prevalentes da morte masculina. A Prefeitura aproveita as ações contra o câncer de próstata, para alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde também sob outros aspectos, já que eles costumam procurar menos os serviços de saúde e manter uma vida menos saudável se comparados às mulheres. Atualmente Chapecó oferece uma rede de serviços    integrados com equipes multiprofissionais, desenvolvendo um trabalho voltado a prevenção da saúde dos cidadãos chapecoenses em todos os níveis.

Participação dos homens

O aposentado Valdmiro Pereira de Oliveira, de 54 anos, afirma que iniciativas como o Novembro Azul são de fundamental importância para que os homens mantenham a saúde em dia. “Todos estes serviços ao nosso dispor é muito bom. Apesar de que podemos contar diariamente com a dedicação dos funcionários da nossa Unidade de Saúde” destaca. A mesma opinião é compartilhada pelo senhor, Ari Zanesco, 65 anos. Para ele, é importante deixar de lado antigos tabus e buscar cuidar da saúde.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433