Prefeitura de Chapecó lança livro sobre a dengue

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na última semana o livro intitulado “Otto, o Sapo Detetive”. A obra marca uma ação inovadora na rede municipal de ensino, que aborda, de maneira pedagógica, questões sociais importantes para a formação dos cidadãos.

O lançamento aconteceu no pavilhão 4 do Parque Efapi, na Cultural Kids Expo. O livro conta a história de um sapo, que vivia tranquilo em seu brejo e certo dia se depara com um mosquito assustador. Logo dá início à intensa investigação e perseguição pela cidade, descobrindo que o tal mosquito é sim muito perigoso e capaz de transmitir uma doença chamada dengue.

Através de uma história cheia de aventura, inspirada em um personagem de ficção na Inglaterra, Sherlock Holmes, traz para as crianças, por meio da literatura, uma história leve, divertida e cheia de imaginação. Nas ilustrações, utiliza-se de tons da aquarela, lápis de cor e cola auto-relevo, para trazer o colorido ao mundo do sapo detetive. O livro foi escrito por Leila Tosi, e ilustrado pela artista plástica, Ivandra Matiassi.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Astrit Tozzo, hoje existem diversos materiais informativos disponíveis à comunidade e que abordam esta temática tão importante, mas nenhum deles faz este alerta em forma literária. “Através da literatura infantil nos aproximamos das crianças, falamos a mesma língua e contribuímos para a formação de cidadãos conscientes. Este livro aproxima os alunos do tema, incentivando para que também se engajem nesta campanha, fazendo um alerta sobre os perigos da dengue. Estamos plantando uma semente dentro da escola e também na comunidade, visto que os estudantes são grandes agentes de transformação, levando para outras pessoas o que aprendem”, explica.

A obra irá integrar o acervo das Escolas Básicas Municipais e dos Centros de Educação Infantil Municipal, servindo como material pedagógico para ser trabalhado em sala de aula. Dentre os objetivos da produção, está apresentar subsídios que esclareçam, informem e conscientizem as crianças sobre a dengue. A entrega dos exemplares às unidades educativas está marcada para a próxima semana.

Texto: Camila Almeida/ Divulgação/ PMC.
Fotos: 01, 02, 03 – Lançamento do livro/ Diego de Bastiani/ Divulgação/ PMC.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433
Fernando Mattos – 9911-0100