Sulbrasilenses tem atendimento de dois médicos há 20 meses

A ampliação no atendimento médico oferecido na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Sul Brasil aos 2760 habitantes é considerada uma conquista para os munícipes. Desde março de 2014, são dois médicos atendendo diariamente na UBS com média de 800 consultas mensais.

Com a atuação médica dobrada, o paciente é beneficiado com o menor tempo de espera em entrar no consultório e o maior tempo dedicado à sua consulta. “Além disso, é relevante destacar que os dois profissionais são de extrema competência e se sentem bem por atuar e morar em Sul Brasil”, completa o prefeito Éder Marmitt.

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, despertou no prefeito Éder Marmitt o interesse de trazer mais um médico para o município. “Quando foi lançado o edital do Mais Médicos, nos inteiramos do assunto e imediatamente iniciamos os procedimentos para a vinda de mais um médico para atuar na nossa UBS”, comenta o prefeito.

Félix Eberto Arias Martinez, cubano, 45 anos e com 22 anos de experiência médica, foi o médico destinado para Sul Brasil. “Não tínhamos ideia de qual médico ou médica viria para nosso município, nem seu país. Mas digo que fomos privilegiados pela vinda do Dr. Félix, pois é um médico excelente e comprometido com nosso povo”, destaca Marmitt.

O jovem Julio Cesar Corrêa, brasileiro, também atende na UBS de Sul Brasil. “Dr. Julio é um excelente profissional e tem um trânsito bom nos hospitais de Chapecó, por ter trabalhado por muitos anos como enfermeiro. Há pouco tempo formado, tem a bagagem de conhecimento ampla e isso colabora muito com seu bom rendimento”, frisa.

Éder explica que o atendimento médico ganhou qualidade. “O paciente procura a Unidade Básica de Saúde quando não está bem e penso que nesse momento deve ter a maior comodidade possível. Com dois médicos o atendimento acontece mais rapidamente e com maior qualidade, acompanhando todo investimento realizado na Saúde”, aponta.

Com a praticidade, aumentou o número de atendimentos médicos realizados na UBS. “Há a média de 800 consultas por mês e praticamente em toda consulta o médico receita medicamentos ou encaminha exames. Por isso é oferecido 449 itens de medicamentos em nossa farmácia e feita a média de 2 mil exames por mês”, completa.