Comitê do Projeto “Reciclar é Viver” promove palestras às famílias de recicladores

Novas atividades doprojeto que fortalece a autoestima e a dignidade das famílias de recicladores de Chapecó foram realizadas no último sábado (31-10), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. O Comitê Gestor do projeto “Reciclar é Viver”, promoveu palestras e apresentações artísticas às crianças, adolescentes e pais que vivem da atividade no município. Foram discutidos temas voltados à saúde e segurança. Cerca de 70 pessoas prestigiaram.

A odontóloga Marcela Frozza Port, servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde, repassou orientações sobre a importância da saúde bucal e distribuiu uma escova de dente para cada participante. O Cabo Marcelo Wundervald, da Polícia Militar, relatou sobre os riscos do uso indevido e abusivo das tecnologias e suas relações com a violência. O policial falou ainda sobre prevenção às drogas.

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Escola de Artes de Chapecó, brindou as famílias com apresentações artísticas. Três números foram apresentados: um duo de violino e teclado, um quarteto de vozes e um solo de balé clássico.

O projeto “Reciclar é Viver” é uma iniciativa da Prefeitura de Chapecó em parceria com entidades da sociedade civil. A proposta é trabalhar ações sociais e educativas de saúde, infraestrutura, assessoramento jurídico e gestão financeira das Associações de Recicladores do Município. Uma das ações de destaque é a Campanha que recebeu o slogan “Espaço humanizado, trabalho realizado”. De início, vai atender sete núcleos de catadores, beneficiando 105 famílias de forma direta. O objetivo é revitalizar os espaços onde os profissionais atuam, melhorando as condições de trabalho e a qualidade de vida.

De acordo com o Prefeito José Caramori, valorizar e humanizar a atividade dos recicladores é uma das prioridades deste Governo. “O trabalho sempre foi conjunto entre Administração, Recicladores e Sociedade e já avançamos muito. Juntos conseguimos organizar a atividade, proporcionar mais dignidade e melhorar a renda de dezenas de famílias que vivem da reciclagem em Chapecó. E estamos sempre inovando com projetos como o Reciclar é Viver, que conta com a participação de várias entidades classistas unidas nessa mesma causa”, destacou o Prefeito.

Créditos: texto Vanessa Hubner / fotos Luciano da Luz / divulgação PMC
Maiores informações: Assessoria de Comunicação Social – 3321: 8433