Colegiado de Gestores e Técnicos do SUAS pontua ações e alinha atividades para 2016

O Colegiado de Gestores e Técnicos de Assistência Social da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) debateu a elaboração de capacitação para os novos conselheiros tutelares, nessa semana, no auditório da entidade, em Chapecó.

Os novos conselheiros tutelares da microrregião foram eleitos no mês de outubro e tomarão posse em 10 de janeiro de 2016. “A maior preocupação é que todos os conselheiros que serão empossados recebam capacitação como forma de alinhamento da conduta profissional durante o mandato, que será de quatro anos”, observou a assistente social da AMOSC, Marlete Bruschi Weschenfelder.

Outro tema abordado foi a prorrogação do prazo, até dezembro de 2016, para a conclusão dos Planos Decenais dos Direitos Humanos para Crianças e Adolescentes. Conforme definição do Colegiado, a construção será realizada de maneira coletiva entre todos os municípios, na qual cada um abordará as suas particularidades e conjuntamente será elaborado os planos. “Compreendemos que a equipe de atuação em cada município poderá demandar esforços para elaborar em unidade com os 21 municípios os planos municipais, o que não gerará custos para execução dos mesmos”, ressaltou a coordenadora do Colegiado, Cristiano Seben.

O Colegiado também discutiu sobre o não repasse do cofinanciamento estadual para as ações do programa de saúde básica, média, alta complexidade e benefícios eventuais. Segundo informações da Gerência de Convênios da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, a previsão é de que o repasse seja feito até primeira quinzena de novembro.

A participação nas Conferências Estaduais também foi definida pelos membros do Colegiado. Conforme o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó, José Caramori, diante das consecutivas transferências de datas e consequentemente desmotivação dos delegados, aliado ao momento de conteção de despesas, optou-se pela utilização de transporte coletivo para representatividade na Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizado no período de 16 a 18 de novembro, em Florianópolis, na qual 35 delegados representarão a região.

MB Comunicação