Critérios de análise de projetos, orçamentos e acompanhamento de obras são debatidos em Chapecó

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e a Caixa Econômica Federal, promoveu o curso “Critérios de Análise de Projetos, Orçamentos e Acompanhamento de Obras de Engenharia e Arquitetura”. Realizado pela Escola de Gestão Pública e Municipal (EGEM), a capacitação ocorreu nessa semana no auditório da AMOSC, em Chapecó.

O treinamento teve como objetivo promover a transferência de conhecimento para qualificar as equipes técnicas de engenharia e arquitetura dos municípios e das associações de municípios. “Com certeza, essas capacitações são fundamentais, pois auxiliam na celeridade dos tramites de convênios e contratos de repasse”, destacou o presidente da AMOSC e prefeito de Chapecó, José Caramori.

Representando a gerência da Caixa Econômica Federal de Chapecó o engenheiro Leonardo Foppa e o diretor técnico Leonel Pereira apresentaram os critérios de análise técnica da Caixa nos projetos de arquitetura e engenharia em contratos de repasse e financiamento de recursos federais. “É importante destacar que a Caixa se baseia em normativas, ou seja, não somos nós que criamos as regras, apenas as seguimos. Por isso, durante o curso, abordamos os principais quesitos que devem ser seguidos para que haja a correta adequação dos projetos aos programas governamentais, além enfatizar sobre a importância da aplicação das normas vigentes e pertinentes”, explicaram.

A capacitação, que teve como público-alvo engenheiros civis, arquitetos, urbanistas, projetistas, assessores de projetos, técnicos municipais, agrimensores, estagiários e demais profissionais envolvidos no processo de execução de convênios e contratos, também abordou aspectos para aprovações, licenças e declarações dos órgãos competentes, além de dados técnicos e subsídios para elaboração de projetos.

 MB Comunicação