Nutricionistas avaliam ações de educação alimentar na região da AMOSC

As nutricionistas da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) socializaram, nessa semana, durante reunião do Colegiado em Chapecó as atividades realizadas na Semana da Educação Alimentar, Nutricional e Prevenção de Doenças Relacionadas à Alimentação.

Nas escolas foram desenvolvidas atividades como palestras, oficinas culinárias, gincanas e caminhadas. Alguns municípios envolveram a agricultura familiar levando os alunos para conhecer as propriedades nas quais são produzidos os alimentos que comem diariamente nas escolas.

A nutricionista Linéia Pezzini, relatou que 500 crianças visitaram as propriedades no município de Pinhalzinho. “A atividade foi gratificante, pois os alunos precisam integrar-se com o campo e ter entendimento de como é feita a produção, seleção e distribuição dos alimentos. Essa aproximação com a agricultura familiar é fundamental para a valorização do meio rural”, complementou.

As atividades no campo com os alunos, além de fazerem parte da educação alimentar e nutricional, também vêm de encontro ao Dia Mundial da Alimentação celebrado no dia 16 de outubro, que teve este ano como tema: “Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.

AVALIAÇÃO

As profissionais avaliaram a II Gincana de Merendeiras(os) e Serventes da região, realizada em Cordilheira Alta no mês de setembro. De acordo com a coordenadora do Colegiado, nutricionista de Guatambu Gabriela Cella Stoffel, a avaliação foi positiva, pois os participantes relataram que o evento foi criativo, divertido e serviu para integrar os municípios. “A sugestão é de que nas próximas edições a gincana inicie pela manhã e encerre a tarde, ou seja, com um dia de lazer no sábado, proporcionando assim uma integração e confraternização maior dos participantes”.

Também avaliaram a 2ª edição do Livro de Receitas da Alimentação Escolar da microrregião. Conforme análise dos profissionais, o desenvolvimento das receitas nos municípios para a confecção do livro alcançou seu objetivo, que era motivar o trabalho em equipe envolvendo os atores ligados com a alimentação escolar dos estudantes da rede municipal de ensino e o fortalecimento da agricultura familiar na região. “A publicação ficou muito bem estruturada e com depoimentos que valorizaram e enriqueceram a participação dos professores e agricultores”, observou a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro.

EXEMPLO

O trabalho desenvolvido em 2015 no município de Pinhalzinho na área de agricultura familiar foi apresentado pela nutricionista Linéia, que explanou sobre o desenvolvimento das ações para aquisição dos produtos para a alimentação escolar.   

Linéia mostrou dados, desde 2009, que demonstram a evolução do setor com o aumento dos produtores e produtos. A nutricionista abordou a questão da comunicação com os agricultores, por meio das visitas nas propriedades, que possibilita um vínculo com o agricultor e permite a compreensão da realidade. Outro ponto citado foi a formação da equipe com nutricionista, agrônomo, técnico agrícola para apoiar o agricultor na organização da produção.

PESQUISA

Para finalizar a professora da Unochapecó, Carla Teo, apresentou a conclusão da pesquisa sobre “Segurança Alimentar e Nutricional”, que foi desenvolvida pela entidade na região oeste catarinense, e que o Colegiado de Nutricionistas da AMOSC participou em 2014. A discussão foi de como o Colegiado pensava e compreendia a questão da fome e o direito humano à alimentação.

 

MB Comunicação