Vigilância Sanitária combate a Dengue e Chikungunya em visita às famílias

A chegada do calor preocupa a Vigilância Sanitária de Jardinópolis e para manter a cidade livre do foco dos vírus da Dengue e Chikungunya todas as residências da cidade estão sendo visitadas. A intenção é passar instruções, consequências do contato com a Dengue e Chikungunya e vistoriar os terrenos para inibir a procriação da larva dos mosquitos Aedes Aegypti e Albopictus, causadores das doenças. 

Este trabalho conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis, através da vigilante sanitária Janete Oliveira da Silva e das agentes de saúde da cidade Francieli Favareto e Neusa Cremonini. Neste mês de outubro, recebem as visitas às famílias da agente Francieli e, em novembro, da agente Neusa. O planejamento estabelecido pela equipe é de atingir 376 famílias, até o início de dezembro. 

Conforme Janete, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre os cuidados com relação à prevenção da proliferação dos mosquitos da Dengue e Chikungunya. “No município não foi detectado nenhum foco. Todo este trabalho é realizado para manter a cidade livre da Dengue e da Chikungunya”, salienta. 

Nas casas são repassadas orientações sobre os cuidados para não deixar vasilhas acumuladas com água parada, manter a caixa de água tampada, calhas limpas, garrafas de bocas para baixo, pneus no coberto e prato de vasos de plantas virado para baixo ou com areia. Na visita é entregue um panfleto que fala sobre a Dengue e o vírus Chikungunya e as características de cada doença.

Para as agentes de saúde, o trabalho de orientação já foi feito em outros momentos. Porém, com o apoio da vigilante sanitária é inédito no município. Elas acreditam que esta experiência frutificará bons resultados, porque a visita é realizada com uma vistoria e o trabalho preventivo é feito nos arredores da casa, buscando diminuir os locais de foco em que a água possa ficar parada para procriação do mosquito.