Presidente da AMOSC inicia roteiro de visitas pelos municípios da região

Para fortalecer o associativismo, valorizar os municípios da microrregião e trocar experiências sobre o poder público municipal o presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), prefeito de Chapecó José Caramori, acompanhado do secretário executivo da entidade Paulo Utzig e do diretor técnico Jorge Drews, iniciou nessa semana o cronograma de visitas às administrações municipais da região.

O roteiro iniciou, na última segunda-feira (5) com a visita ao município de São Carlos onde a equipe da AMOSC foi recepcionada pelo prefeito Cleomar Weber Kuhn. No município, Caramori também conversou com os profissionais de imprensa, sobre a importância do comprometimento dos prefeitos nas lutas municipais, as medidas de contenção de gastos das administrações municipais e a importância de planejar as ações para 2016.

“Precisamos encontrar caminhos para enfrentar a atual situação econômica do País, principalmente, no que se refere à gestão dos recursos públicos, que estão cada vez mais escassos e precisam ser otimizados para atender a demanda da população. Neste sentido, ouviremos todos os prefeitos da microrregião para levantar as demandas, colocar a disposição dos serviços da AMOSC e unificar as reivindicações”, observou.

Na sequência, Caramori conversou com os prefeitos de Águas de Chapecó André Max Tormen, de Planalto Alegre Plínio Dallacorte, de Caxambu do Sul Vilmar Foppa e de Guatambu Pedro Borsoi

Caramori também convidou os gestores públicos a participarem do Diálogo Municipalista – Encontro Região Sul, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com as Entidades Estaduais do Sul, no período de 13 a 15 de outubro, em Florianópolis. O objetivo é valorizar a realidade da região sul e encontrar caminhos para a atual crise Federativa, construindo mecanismos que possibilitem a partilha igualitária dos recursos arrecadados e novos modelos de gestão para desenvolver e aprimorar a administração em todos os municípios. “Esse é um evento fundamental para os prefeitos, principalmente, por integrar as lideranças municipais dos três Estados do sul do País”, comentou.

De acordo com Caramori, às vezes, os cidadãos não compreendem que a prefeitura não tem recursos para atender as demandas da população. Por isso, é importante massificar as reivindicações municipalistas, apresentar as medidas de redução de gastos dos cofres públicos para otimizar os investimentos e aproveitar todas as oportunidades para esclarecer as situações das administrações municipais. “Todas as prefeituras estão economizando, com várias medidas, mas precisamos ter o cidadão como aliado nessa luta para rever o sistema da distribuição de recursos”, explicou.

MB Comunicação