Operadores de estações municipais de tratamento de água são qualificados em curso na AMOSC

Manutenção em redes e ramais de abastecimento de água foi a temática do terceiro módulo do curso para operadores de estações de tratamento de água (ETA) dos municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). A iniciativa foi da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), com apoio do SENAI, AMOSC e CIDEMA. Participaram 47 servidores municipais da região.

O treinamento foi dividido em três módulos, com total de 24 horas. A primeira etapa foi realizada com enfoque na estação de tratamento de água (ETA) e legislação brasileira sobre qualidade das águas destinadas ao consumo humano. O segundo módulo abordou a manutenção de estações de tratamento.

No último módulo, os participantes aprenderam sobre noções de segurança do trabalho; equipamentos de proteção; sinalização; risco de acidente em serviços de manutenção de redes; serviços de manutenção em redes de distribuição de água; setorização de redes (vantagens e necessidade) e tipos de tubulações, conexões e juntas utilizadas em redes de distribuição de água potável.

Também foi abordado sobre ferramentas e materiais complementares necessários para a manutenção nas redes de distribuição de água (tipos de uso), descargas em redes de distribuição de água, abertura de valas (procedimento, cuidados e recomendações), serviços de manutenção em redes de distribuição de água, descontaminação das redes de distribuição de água, pressurização de redes, fechamento de valas e limpeza do local.

O instrutor do SENAI Chapecó, Roni Rediess Brandt, enfatizou que manutenção não pode ser vista apenas como o ato de “arrumar uma tubulação” para a água passar. Pois, os serviços de reparos na rede de abastecimento de água podem gerar contaminação, erro de pressão ou falhas no sistema. Também ressaltou a importância da compreensão do conceito de saneamento ambiental, que é um conjunto de ações que têm por objetivos de alcançar níveis crescentes de saúde pública.

De acordo com o presidente do CIDEMA e prefeito de São Carlos Cleomar Weber Kuhn, a proposta teve como propósito capacitar os técnicos do departamento de águas e esgoto para ampliar a qualidade dos serviços prestados à comunidade e prevenir futuras situações de não conformidade. “Precisamos valorizar esses profissionais, enaltecer sua função, resgatar a importância do tratamento da água e o impacto que a ação causa na vida da população, por isso o treinamento foi voltado a metodologia operacional do sistema de água do município”, complementou.

Para o diretor geral da ARIS, Adir Faccio, o treinamento realizado, primeiramente na região da AMOSC, servirá como referência para outras regiões do Estado. “A iniciativa reforça a responsabilidade dos profissionais, pois a água é um bem que não pode ser desperdiçado. Esperamos que o curso tenha despertado mudanças e agregado conhecimentos aos servidores”, observou.

Segundo Faccio a avaliação do treinamento é positiva, pois os participantes ressaltaram a aprovação da proposta que valoriza a prestação do serviço com melhoria da qualidade da água, desperta para um consumo consciente e para a autossuficiência do serviço. 

 MB Comunicação