Cerca de 240 famílias são atendidas com plantio de milho

A agricultura de Sul Brasil vive um salto de crescimento e a principal atividade em expansão é a bovinocultura de leite. Em apoio à atividade, uma das metas da Administração Municipal é efetuar o plantio do milho na hora certa e com qualidade.

Na agricultura de Sul Brasil há uma média anual de 3 mil hectares destinados para o cultivo do milho, e desta área territorial, o produto de 2 mil hectares é direcionado para a produção de silagem.

A silagem é um dos principais produtos utilizados na alimentação animal da bovinocultura de leite. É, resumidamente, a planta inteira do milho moída e armazenado com compactação em silos.   

Para efetuar o trabalho com eficiência, a Secretaria de Agricultura disponibiliza quatro plantadeiras que trabalham sem parar para atender a demanda anual de cerca de 240 famílias.

Antes desta safra, houve capacitação dos operados na regulagem das plantadeiras e uma reciclagem geral sobre o trabalho, oferecido por Marcelo Salvatori, responsável técnico do setor de cerais da Cooperativa Regional Itaipu.

O prefeito Éder Marmitt destaca que dar mais atenção e serviços à agricultura é uma das metas que a Administração Municipal vem alcançando. “Temos um trabalho diferenciado no preparo da lavoura, no plantio e na confecção de silagem para estimular o crescimento agrícola. O reflexo desse trabalho aumentou o movimento econômico da atividade, tanto na propriedade como no município, e nosso objetivo é continuar oferecendo esse atendimento ao agricvultor”, destaca.