Dirigentes Culturais participam de reunião do Colegiado no município de Caxambu do Sul

Os Dirigentes Municipais de Cultura da microrregião da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) se reuniram, na última semana, na sala anexa ao Museu Histórico do município de Caxambu do Sul.

Foi apresentado o sistema de biblioteca pública on line – o Publioteca, que será implantado nos municípios da AMOSC. “O projeto objetiva informatizar as bibliotecas públicas da região para organização e qualificação dos serviços prestados a toda população”, ressaltou a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura.

Israel dos Santos e Roberto Delavi de Araújo do setor de informática da AMOSC apresentaram o protótipo do sistema que será implantado, neste primeiro momento, a biblioteca pública do município de Pinhalzinho e, posteriormente, nos demais municípios da região, integrando a capacitação aos responsáveis.

De acordo com o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó José Caramori, o sistema passará por essa análise e adaptações necessárias e contará com interlocução direta dos auxiliares e bibliotecários.

O dirigente de cultura do município de São Carlos, Alexssandro Scalcon, parabenizou a iniciativa da AMOSC em criar a ferramenta de apoio às bibliotecas públicas da região, disponibilizando um sistema que contribuirá na organização e agilidade dos trabalhos desenvolvidos nas bibliotecas.

A coordenadora do Colegiado, Loreni Eichwold, explicou que a proposta de criação do sistema foi uma demanda apontada pelo Colegiado de Cultura da Região, que solicitou uma ferramenta de apoio aos trabalhos desenvolvidos pelas auxiliares e bibliotecárias da região, resultando maior facilidade para empréstimo de livros, revistas, periódicos com maior qualificação das ações e incentivo à leitura.

CONGESC

A presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), Roselaine Vinhas, repassou informações sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e citou que da região da AMOSC tem 17 municípios que aderiram. Também explicou sobre o Fórum de Cultura, que será realizado em Chapecó e que foi encaminhada uma comissão do Colegiado de Cultura da AMOSC para integrar a equipe de planejamento para organização dos trabalhos do Fórum.

Roselaine explicou sobre a oficina de editais do SNC, que ocorreu em Florianópolis, na qual foram lançados quatro editais que selecionarão até 97 projetos culturais inscritos por prefeituras. Os editais contemplam quatro áreas, envolvendo a Secretaria do Audiovisual (Sav), a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) e a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura, além da Fundação Cultural Palmares (FCP). Poderão participar deste edital os municípios que, até o encerramento das inscrições, tiveram seus Sistemas Municipais de Cultura instituídos por leis próprias, publicadas ou ao menos com o projeto de lei finalizado, cuja aprovação pela Câmara Municipal e publicação no Diário Oficial do Município deverá ser feita até a celebração do convênio. 

Também informou que em Santa Catarina foi criado um escritório, que será o contato direto para as ações de Cultura e facilitará a relação do Estado com o Ministério da Cultura.

No final da reunião a diretora de cultura de Caxambu do Sul, Inês Marlene Basso, explanou sobre o trabalho desenvolvido para registro e preservação do patrimônio cultural do município, a implantação do Museu Histórico de Caxambu do Sul e após foi realizado a visitação.

A próxima reunião está programada para outubro. 

MB Comunicação