Educação/Sugestão de Pauta – Prova Brasil iniciou ontem e prossegue hoje em Chapecó.

Iniciou nesta quarta-feira (02), e prossegue nesta quinta-feira (03), a aplicação do simulado da Prova Brasil, em 41 Escolas Básicas Municipais, urbanas e do campo. Fazem a prova mais de 1mil e 700 alunos de 5ª e 9ª série do ensino fundamental. Dentre os objetivos do mecanismo está a verificação da qualidade de ensino na educação, especificamente nas séries iniciais e finais. A finalidade, além de preparar o aluno para Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), em todo o território nacional, está obter um diagnóstico dos conhecimentos básicos da língua portuguesa e da matemática.

O simulado segue os moldes da Prova Brasil, com todo o sistema de aplicação, com base nas matrizes de referência da Prova, quantidade e tipos de questão, e tempo determinado para respostas e preenchimento do gabarito. As questões foram organizadas por blocos, sendo que integram a prova dois blocos de 26 questões por disciplina. “O simulado prepara o aluno para este instrumento de avaliação, lembrando-os dos cuidados na hora da prova, deixando-os seguros e familiarizados com toda a estrutura de aplicação”, explica a Secretária Municipal de Educação, professora Astrit Tozzo.

Com os resultados, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), irá obter um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes. “Este é o nosso principal objetivo. Saber como está o nosso aluno, ver as suas dificuldades, identificar as fragilidades, sanando as dúvidas. Esses resultados nos aproximam da realidade vivenciada nas escolas, serão analisados, voltarão às escolas e aos professores que, junto com a equipe pedagógica da Seduc, irá planejar e desenvolver ações que influenciem no processo ensino aprendizagem e que melhore ainda mais a qualidade da educação pública municipal”, disse Astrit.

Nesta quinta-feira (03), a prova será aplicada às 8h, e às 13h15, em todas as Escolas Básicas Municipais.


Texto: Camila Almeida/ Divulgação/ PMC.

Fotos: 01, 02, 03 – Simulado/ Camila Almeida/ Divulgação/ PMC.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433
Fernando Mattos – 9911-0100