Programação anti fumo tem alunos como foco em Arvoredo

Neste sábado, 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao fumo e ao uso do narguilé e a iniciação ao fumo,  mas em Arvoredo,  a campanha de prevenção ocorreu nesta quinta e sexta-feira.

O foco principal da campanha são adolescentes e jovens da Escola de Educação Básica Professora Benta Cardoso, onde foram realizadas palestras com a médica Claudia Raguzzoni Luiz, sobre os prejuízos a saúde causados pelo uso do Narguilé, conversa com a dentista Fernanda Breunig sobre câncer de boca e informações sobre os programas anti tabagismo com a psicóloga Geisa Bonatto. Ainda na quinta de manhã e sexta-feira a tarde, além das palestras, ocorreram relatos de experiências e depoimentos de ex fumantes. A mesma programação vai ocorrer na segunda-feira,  31,  a noite, para os alunos e pais do Ensino Médio da Escola.

Já nesta sexta feira de manhã, ocorreu um encontro com os ex fumantes que participaram de grupos anti tabagismo desde 2013 e que deixaram de fumar. O encontro com os ex fumantes ocorreu no Centro de Saúde, com dinâmica, palestra, vídeo e confraternização.

Segundo a Psicóloga Geisa Bonatto, até o momento foram  realizados quatro grupos anti tabagismo com 47 participantes e destes, 30 deixaram o cigarro. No dia 4 de setembro, mais um grupo inicia os encontros, desta vez com 15 pessoas inscritas.

 
Narguilé

O uso do narguilé pode causar câncer, doença respiratória, doença de boca, tuberculose e hepatites virais. Além disso, em uma hora de narguilé, você inala o equivalente a fumaça de 110 a 200 cigarros. É prejudicial a saúde e pode ser a porta de entrada para a dependência do cigarro.


Vania de Souza Dal Pozzo

Jornalista 99796507