AMOSC promove reunião integrada de Colegiados no município de São Carlos

 

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) promoveu, nessa semana, reunião integrada entre os Colegiados dos Secretários Municipais de Agricultura, Colegiado de Secretários Municipais de Educação e Colegiado de Nutricionistas, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no município de São Carlos. Participaram aproximadamente 100 servidores municipais da microrregião.

Os secretários municipais de agricultura conheceram a experiência de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) da agroindústria de ovos Granja Schwendler e esclareceram dúvidas sobre a portaria de equivalência SISBI/SUASA/CIDEMA e a relação com os produtores para alimentação escolar.

No encontro do setor da agricultura foram apresentadas as experiências da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Carlos, feita avaliação da visita ao Cetrec na Epagri de Chapecó e abordada a proposta de trabalho do Sebrae/SC para o Mercado Público Regional.

Também foram realizadas avaliações sobre o encontro do 7º Seminário Estadual de Agricultura do Estado de Santa Catarina realizado em Concórdia, nos dias 22 e 22 de julho e da 2º reunião técnica com os profissionais dos Serviços de Inspeção dos municípios.

Foi feita a divulgação do 1º Simpósio Brasil Sul de Fruticultura que acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro no Parque da Efapi, em Chapecó, no III ANISUS – Congresso Brasileiro de Produção Animal Sustentável que será nos dias 1º, 2 e 3 de setembro em Chapecó no Centro de Evento, do lançamento Estadual do Plano Safra que ocorreu no dia 21 de agosto na Câmara de Vereador de Chapecó e do Movimento 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Os secretários municipais de educação trabalharam a atualização da legislação, na importância dos municípios criarem os Conselhos Escolares através de lei municipal, do grupo de trabalho sobre matriz escolar do ensino fundamental e também foi destacado sobre construção Base Nacional Comum (BNC), que está em desenvolvimento por especialistas da educação de diferentes instituições ligadas a área da educação e pelo MEC/SASE. A BNC estabelecerá os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na educação básica, ano a ano, desde o ingresso na creche até o ensino médio. A proposta preliminar estará disponível brevemente o acesso no http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

As nutricionistas debateram sobre os resultados da avaliação nutricional 2015 dos alunos das escolas municipais e as estratégias que cada município adotará a partir dos resultados, a definição do padrão de coleta das amostras das preparações dos cardápios diariamente e a conclusão dos relatórios para elaboração dos manuais de boas práticas nas cozinhas das escolas municipais.

Também abordaram a participação dos agricultores no livro de receitas dos municípios que usará produtos da agricultura familiar, organização da gincana das merendeiras e serventes que será dia 23 de setembro e preparação da Semana Regional da Educação Alimentar e Nutricional, que acontecerá de 29 de setembro a 3 de outubro.

De acordo com o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó José Caramori, o trabalho integrado das áreas é importante para fortalecer as ações em prol do desenvolvimento da microrregião.

MB Comunicação