Programa busca incentivar visão empreendedora na escola

A equipe de professoras da Rede Pública Municipal de Jardinópolis participa do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), realizado numa parceria com o Sebrae, na Escola Nucleada Municipal Castro Alves. As professoras da Rede Municipal de Ensino de União do Oeste integram esta capacitação e participam do programa.

Coordena o curso de 28 horas de teoria e prática, a instrutora do Sebrae Elaine Schuck  Rambo. Ela explica que o Jepp busca desenvolver o empreendedorismo em sala de aula. Permeia a capacitação dois eixos: Comportamentos Empreendedores e Plano de Negócios.

“Eu acredito que há um ganho enorme, não só para os alunos, para os professores e para a comunidade, porque estão sendo formadas pessoas com espírito empreendedor”, relata. A instrutora defende a importância de formar cidadãos protagonistas, com a dinâmica da cooperação de ajudar os demais.

Esta capacitação com 27 professoras das Redes Municipais de Ensino de Jardinópolis e União do Oeste começou na segunda e encerra nesta quarta-feira (19). Porém, o Sebrae disponibilizará um consultor para continuar a orientação aos professores, até o final deste ano.

Segundo Elaine, todos os trabalhos realizados do 1º ao 5º ano serão apresentados em uma feira, no final de 2015, na unidade escolar. A intenção é proporcionar uma interação entre o aprendizado gerado com os alunos, para a comunidade.

O programa Jepp é promovido gratuitamente pelo Sebrae em parceria com as Secretarias de Educação. Agrega-se à capacitação, a entrega de um livro para cada aluno, conforme o ano, e para o professor.

A secretária de educação de Jardinópolis Juraci Tortelli explica que o Jepp foi feito em parceria com União do Oeste para somar um número suficiente de professores, conforme exige o Sebrae. “O modelo de aprendizagem implantado no ensino público em alguns países, com foco no empreendedorismo, ajuda no desenvolvimento da sociedade, seja econômico e social”, salienta Juraci.