Secretários municipais de saúde debatem melhoria e expansão dos serviços oferecidos à população

O Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), se reuniu, na última semana, para debater melhorias na expansão e na qualidade de serviços oferecidos à população.

Os secretários conheceram os serviços prestados pela Clínica Escola de Fisioterapia da Unochapecó. Desde 2007, a Clínica Escola atende pacientes com problemas neurológicos, sendo as principais patologias atendidas: paralisia cerebral, mielomeningocele, síndrome de Down, autismo e síndrome de Smith-Lemli-Opitz. Além disso, são atendidas patologias que afetam adultos, como AVC, traumatismo medular, traumatismo craniano e mal de Parkinson.

As estagiárias realizam com os pacientes exercícios de alongamento, fortalecimento dos músculos e atividades que estimulam o desenvolvimento neuropsicomotor. Todas as atividades são acompanhadas por professores responsáveis pelo projeto. A Clínica Escola atende toda população por meio do SUS e colocou à disposição os serviços via CIS/AMOSC.

O professor do curso de Medicina, Rogério de Souza Barcala, antecipou que a partir de 2016 será criada uma Clínica Integrada de atendimento, que contará com várias especialidades médicas para atendimento aos pacientes dos municípios. “Precisamos conhecer as demandas dos municípios da região, por isso precisamos ouvir e estar mais próximos dos secretários municipais de saúde”, ressaltou.

FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

A professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Daniela Geremias, informou que estão abertas as inscrições para o curso de Formação em Gestão Pública do SUS: ênfase no financiamento e planejamento dos serviços de saúde.

O curso terá como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento de capacidade para a gestão e o gerenciamento dos serviços de saúde, na perspectiva de integrar ensino, serviço e comunidade, formando gestores e acadêmicos como multiplicadores de temas centrais para a organização do SUS na região oeste catarinense.

CIR OESTE

Também ocorreu a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR Oeste), com a presença do responsável pelo setor da gerência dos complexos reguladores Geraldo Azzolini e um técnico responsável pelo programa de telemedicina, que falaram sobre a implementação da Política Estadual da Teledermatologia, com o objetivo de levar este serviço para os municípios.

CIB

A secretária de Saúde de Pinhalzinho e coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR), Aida da Silva, antecipou que haverá encontro para tratar sobre o assunto polêmico, tratado na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) sobre a Programação Pactuada e Integrada Hospitalar (PPI), na qual por meio de estudos e verificação de série histórica os hospitais menores estariam perdendo recursos para os de maior porte.

MB Comunicação