Treinamento enfatiza manutenção de estações de tratamento de água

“Manutenção de estações de tratamento de água” será a ênfase do módulo II do treinamento para operadores das estações e redes de distribuição dos municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e região. A inciativa é da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), com apoio do Senai, da AMOSC e do CIDEMA. Participam aproximadamente 50 servidores municipais da região.

O treinamento foi dividido em três módulos, com total de 24 horas. A primeira etapa foi realizada com enfoque na estação de tratamento de água (ETA) e legislação brasileira sobre qualidade das águas destinadas ao consumo humano. Nesta terça-feira (11), das 8 às 18 horas, acontecerá a segunda etapa sobre manutenção de estações de tratamento e o último encontro em 15 de setembro será sobre manutenção em redes e ramais de abastecimento de água.

Este segundo módulo do curso será ministrado pelos instrutores do Senai Chapecó,Geisa Percio do Prado e André Santin. Entre os temas que serão trabalhados estão manutenção preditiva, preventiva e corretiva nas Estações de Tratamento de Água, bem como, nos equipamentos e estruturas; estrutura geral e específica das ETAs; manutenção de tubulações, bombas, dosadores e parte elétrica; e limpeza geral.

De acordo com o presidente do CIDEMA e prefeito de São Carlos Cleomar Weber Kuhn, a proposta visa capacitar os técnicos do departamento de água e esgoto para ampliar a qualidade dos serviços prestados à comunidade e prevenir futuras situações de não conformidade. “Precisamos valorizar esses profissionais, enaltecer sua função, resgatar a importância do tratamento da água e o impacto que a ação causa na vida da população, por isso o treinamento foi voltado à metodologia operacional do sistema de água do município”, complementa.

MB Comunicação