Cidade da Criança comemora 7 anos

A semana iniciou com comemorações na instituição Chapecó Criança – Cidadania em Ação. Atividades especiais marcam os 7 anos da mini cidade, que já contou com cerimônia especial, presença de visitantes, professores, autoridades e o lançamento de três ações para o mês de aniversário. Os projetos “Justiça pela paz”, em parceria com a promotoria de justiça, “Ação Sorriso”, desenvolvido junto com o Sesc e “Transformações Urbanas”, com o apoio do Ceom, irão integrar a temática mensal.
    “Estas parcerias são muito importantes para educação pois fortalecem as ações desenvolvidas na instituição, trazendo ainda mais subsídios para que os temas abordados sensibilizem as crianças, tragam o seu olhar voltado à cidadania e realmente resulte em frutos na comunidade”, explica a Secretária Municipal  de Educação, professora Astrit Tozzo.
    Os três assuntos irão integrar o tema central deste mês, desenvolvido na unidade educativa: os 98 anos de Chapecó. “Os quatro pólos, de acordo com as suas especificidades, irão trazer o resgate histórico de Chapecó, estimulando as crianças a conhecerem a história do município e suas curiosidades”, explica a coordenadora, Eloíza Lemes.
Para despertar ainda mais o interesse dos pequenos o espaço traz a história da colonização a partir de uma peça teatral divertida. Além disso, um museu, preparado pela equipe especialmente para os visitantes, apresenta fotografias e objetos que relembram como tudo começou. “É muito importante que os alunos sintam-se inseridos nesta história, conheçam como ela começou, entendam suas mudanças e seu progresso”, explica a professora Astrit.
Em 7 anos, muitos visitantes já passaram pela cidade em escala menor. Desde que iniciou suas atividades, em 2008, já recebeu 120 mil crianças de mais de 20 mil municípios do sul do país. Somente em 2015 mais de 7 mil alunos já participaram das oficinas de aprendizagem oferecidas no ambiente educativo.
Para o prefeito José Caramori, “muito mais que números temos que comemorar as mudanças de atitudes que este projeto é capaz de trazer para a vida das crianças, da família, dos amigos e da própria comunidade”.
Astrit Tozzo complementa: “Nenhum aluno que passa pela Chapecó Criança sai o mesmo depois de vivenciar as oficinas. Tornam-se agentes transformadores que multiplicam informações, se reconhecem enquanto cidadãos, entendendo seus direitos e sabendo dos seus deveres. É isso que comemoramos com muita alegria nestes 7 anos”.

Conheça o projeto

    A partir de uma visita interativa os estudantes aprendem sobre os sinais de trânsito, conhecem o valor da moeda e visualizam o mapa mundi na ponta dos pés. O espaço reproduz os principais ambientes urbanos, estruturada em quatro pólos: político, de serviços, cultural e educacional. Na mini cidade, crianças encontram e entendem o funcionamento do fórum, da câmara de vereadores, da prefeitura, do banco, do supermercado, do posto de saúde, da biblioteca e do cine teatro. Além disso, participam de ações no laboratório interativo de aprendizagem, na transitolândia, onde os alunos aprendem noções de trânsito de forma prática, vivenciam oficinas de educação para o trânsito, educação ambiental e coleta seletiva.
    Neste ano o projeto foi reconhecido nacionalmente, através do Prêmio Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância. A ação tem o objetivo de valorizar pessoas e entidades que atuam pela promoção, proteção, defesa da vida de gestantes e crianças em todo o território nacional, e dar visibilidade às práticas de sucesso.


Agende sua visita

Com público itinerante e diversificado, a instituição atende todas as esferas educacionais de Chapecó e região, servindo como objeto de estudos para universitários, geógrafos e outros profissionais da educação. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h à 11h30min e das 13h30min às 17h. A visita pode ser feita mediante prévio pelo telefone (49) 2049 9462.

Texto: Camila Almeida/ Divulgação/ PMC.

Fotos: 01, 02, 03 – Atividades de aniversário/ Cíntia Bacher/ Divulgação/
PMC.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433
Fernando Mattos – 9911-0100