Chapecó sedia décima edição da Conferência Municipal de Assistência SocialC.

Os profissionais da área de Assistência Social e usuários do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, participaram nesta terça-feira (04), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, da décima edição da Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro discutiu a consolidação do SUAS rumo a 2026 e teve como o lema o Pacto Republicano no SUAS.
    Desde a realização da primeira Conferência de Assistência Social, em 1995, ano em que também foi criado o Conselho Municipal de Assistência Social em Chapecó, desafios foram enfrentados, exigindo compromissos para a consolidação desta política pública. “Chapecó tem compromisso em atender a população através de uma Secretaria específica de assistência social. O Poder Público precisa dar suporte a quem necessita de algum tipo de auxílio”, discursou Luciano Buligon, Vice-prefeito de Chapecó.
A Conferência de Assistência Social visa mobilizar e aprimorar os debates, apontando as diretrizes necessárias para a formulação de um plano de ação para os próximos dez anos. “São espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação da população, a fim de elaborar proposições e estratégias para a execução de políticas públicas”, lembra Valmor Scolari, Secretário de Assistência Social.
Durante a conferência, houve apresentação dos serviços, programas, projetos e benefícios da política de Assistência Social pela Secretaria de Assistência Social de Chapecó; palestra com Edivaldo da Silva Ramos, presidente do Conselho Nacional de Assistência Social; discussões em grupos e eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual da Assistência Social, que acontece em Florianópolis no mês de setembro.  

Texto e Foto: Maurício Zanella/Prefeitura de Chapecó

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433