Chapecó discute ações e políticas públicas para o Envelhecimento Ativo durante Seminário Estadual

Chapecó, 28/07/2015 – Terça-feira – Através de uma iniciativa inédita em Santa Catarina, o município de Chapecó sedia nesta terça e quarta-feira, o I Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo. O evento iniciou com a apresentação do cenário atual do Envelhecimento no Brasil, com a palestra do Professor da Cátedra Instituto Airton Senna, Dr. Ricardo Paes de Barros. Após, os participantes discutiram o panorama nacional, relacionando com as situações reais de cada município.
Os debates seguiram pela parte da tarde, com a palestra da Dra. em Ciências da Saúde, da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte (MG), Karla Giacomin, que abordou as habilidades e as competências no cuidado à pessoa idosa. Na sequência, foi realizada uma mesa redonda que discutiu os desafios do envelhecimento. Para encerrar a tarde, o administrador e Master em programação Neurolinguística, Jardel Beck, explanou sobre “A Mágica do Envelhecimento Ativo: aprendizados que nos levam ao sucesso”.
A proposta do Seminário é reunir em um único espaço, representantes de órgãos públicos e privados, universidades, entidades e associações; a fim de debater sobre novas ações e políticas públicas que assegurem a promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas.
De acordo com o Secretário de Assistência Social de Chapecó, Valmor Scolari, as lideranças estão reunidas no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes a fim de aprofundar conhecimentos acerca do processo de envelhecimento; possibilitar a troca de experiências entre os municípios em relação ao atendimento da pessoa idosa, além de compartilhar iniciativas pró-envelhecimento ativo.
O Prefeito José Caramori destaca que o município de Chapecó é precursor neste projeto por acreditar na longevidade da população, com uma vida saudável e equilibrada. “O que nós buscamos nestes dois dias de encontro são momentos de socialização e de trocas de ideias entre os gestores, onde possam surgir novas perspectivas e projetos focados na melhoria da qualidade de vida de quem já chegou a terceira idade”, destaca o Prefeito.
O evento é organizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), em parceria com a Prefeitura de Chapecó e a Unoesc Chapecó. Esta é a primeira edição deste porte em Santa Catarina.

Programação de quarta-feira

No dia 29 (quarta-feira) a programação inicia às 08h30 com a exposição do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, com a palestrante, Deputada Estadual e Coordenadora do Fórum e da Bancada Feminina da Alesc, Dirce Heiderscheidt. Na sequência serão apresentadas experiências exitosas na área. Chapecó mostrará os resultados obtidos através de Práticas de Envelhecimento Ativo. Os projetos serão apresentados pela Primeira Dama do Município, Neyla Caramori e pela Assessora da Secretaria de Assistência Social, Belenite Frozza. “Projetos como a Cidade do Idoso, a Universidade da Melhor Idade, o SuperIdade e os Grupos de Convivência, auxiliam para uma vida mais ativa e saudável a quem já chegou aos 60 anos”, destaca Neyla Caramori.
A última atividade programada para o Seminário será uma mesa redonda com o tema “Direitos da Pessoa Idosa e as Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social”, com a Assistente Social e Ex-Presidente da Associação Nacional de Gerontologia, Senhora vera Nícia Fortkamp de Araujo e com a Mestre em Serviço Social e Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Gestão 2009-2012), Janice Merigo. O encerramento está previsto para às 12h.

Público Alvo
A visualização da programação completa pode ser realizada através do site www.egem.org.br. O evento tem foco em servidores públicos e autoridades políticas municipais, estaduais e federais; trabalhadores do SUAS e do SUS, responsáveis pela execução dos serviços, programas e projetos voltados a Pessoa Idosa; Conselheiros Municipais e Estaduais; Professores e Pesquisadores da área do Idoso ou Políticas Públicas; Pessoas Idosas; Estudantes; Técnicos do Sistema de Justiça.
O Seminário conta com a parceria da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), Unoesc Chapecó, Associações de Municípios/SC, Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).

Texto: Elizandra Buss | Fotos: Mauri Oliveira/Prefeitura de Chapecó

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433