Os professores do ensino fundamental da rede municipal da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participaram, na última semana, de formação continuada, desenvolvida pela Unochapecó. A iniciativa integra as metas estabelecidas pelo Colegiado de Secretários Municipais de Educação da microrregião.
“O objetivo é definir ações que serão desenvolvidas e implementadas pelos educadores participantes no seu cotidiano de trabalho, em relação ao planejamento e desenvolvimento dos processos de ensino aprendizagem, bem como relação aos principais problemas por eles enfrentados em sua prática pedagógica”, observou o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó José Caramori.
A formação iniciou em abril deste ano e a conclusão está prevista para outubro, com a certificação de 40 horas de formação. De acordo com coordenadora do Colegiado, Vanusa Rech Citadella, a formação traz temas enfrentados no cotidiano da escola e busca, em conjunto, soluções que possibilitem executar e por em prática os conhecimentos e melhorar as ações, na busca da construção e descontrução de estratégias pedagógicas.
Participaram ativamente do processo de planejamento das ações os secretários de educação e equipes pedagógicas, que desde novembro de 2014 reuniram-se para discutir como deveria ser desenvolvida a formação. Em fevereiro deste ano, os professores e gestores/diretores do ensino fundamental também foram integrados ao planejamento da formação, no qual responderam um questionário de caracterização da realidade e apontaram os maiores desafios enfrentados atualmente na escola.
O resultado do questionário foi considerado para realização da formação. Entre os principais temas elencados pelos professores estão: relação família e escola, indisciplina e falta de limites e a desmotivação e desinteresse dos alunos. De acordo com o reitor da Unochapecó, Odilon Luiz Poli, com a adoção dessa metodologia será possível chegar a solução mais significativa e imediata. “As formações pedagógicas são fundamentais para que tenhamos de fato uma escola de qualidade com profissionais cada vez mais preparados para compreender e agir com competência, coerência, solidariedade e amor pela profissão, fazendo da escola um lugar acolhedor e de construção de conhecimentos importantes para a vida dos alunos”, ressaltou.
A assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, explicou que com base nessas temáticas a formação ocorre em polos com os municípios próximos, são eles: Polo de Quilombo (Santiago do Sul, Formosa do Sul e Irati), Polo de Coronel Freitas (Nova Itaberaba, Cordilheira Alta, União do Oeste e Jardinópolis), Polo de Pinhalzinho (Serra Alta, Sul Brasil, Nova Erechim e Águas Frias) e Polo de São Carlos (Águas de Chapecó, Guatambu, Planalto Alegre e Caxambu do Sul).
MB Comunicação