Prefeitura prioriza assistência às famílias

Todas as repartições da Administração Municipal de Chapecó, de formas direta ou indireta, estão focadas no trabalho de reconstrução e atendimento às famílias atingidas pelo grande volume de chuva registrado no mês de julho, um dos maiores da história de Chapecó. As ações são coordenadas pelo Prefeito José Caramori e pelo Vice-Prefeito Luciano Buligon que determinaram como prioridade número um dar assistência às pessoas, limpar as galerias e bocas de lobo, recuperar as vias urbanas, as estradas do interior e os acessos.

Todas as famílias atingidas em Chapecó estão sendo atendidas. Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) estão recebendo as pessoas e prestam apoio integral. O foco são os bairros mais afetados: São Pedro, Líder e Cristo Rei. Cerca de 50 famílias ficaram desalojadas, totalizando 180 pessoas. A maioria está na casa de parentes, vizinhos ou amigos, até que consiga reorganizar a casa para retornar.

A Prefeitura disponibilizou dois espaços para abrigar os atingidos. Duas famílias estão no Salão Paroquial do bairro São Pedro, um total de 10 pessoas. Josieli de Souza Firmino está no local com o marido e três filhos. Na madrugada de quarta-feira (15), a água invadiu a casa dela e atingiu a marca de um metro de altura. Hoje chegaram doações no abrigo da equipe de professores e funcionários do Centro de Educação Infantil Municipal, onde estuda a filha de dois anos. Ela contou que está segura e contente com o acompanhamento que a família recebe. “Está tudo bem aqui, mas pretendo voltar pra casa e quem sabe até construir uma casa nova”, comentou.

O outro espaço que está servindo de abrigo é o ginásio de esportes do bairro Alvorada, que hoje atende uma família com seis pessoas. Tanto nos abrigos quanto nas casas atingidas, as situações estão sendo acompanhadas individualmente e recebem visitas de assistentes sociais.

Somente no CRAS do bairro São Pedro, na quarta-feira (15), 23 famílias foram atendidas com móveis, eletrodomésticos, colchões, roupas, alimentos, água e cobertores. No total, 30 estão sendo acompanhadas nessa região da cidade. Segundo a coordenadora do CRAS, Marlene Del Moral apenas três famílias que procuram ajuda não tinham cadastro no Centro, mas o registro foi feito imediatamente e a assistência realizada.


Créditos: texto Vanessa Hubner / fotos Mauri Oliveira / divulgação PMC

Mais informações:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social – 3321-8433 de Chapecó/Sc.