Educação: data marcada para a formação do Edulab21

Formação do Projeto Edulab21 inicia em agosto. A data foi definida em uma reunião em Florianópolis, no início deste mês, que tratou do andamento e da metodologia para apoiar e desenvolver as competências técnicas de raciocínio, de criatividade e socioemocionais em larga escala. Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria do Estado da Educação e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, será o primeiro município brasileiro a desenvolver o projeto piloto do Instituto Ayrton Senna, em todas as escolas públicas do município.

Esta primeira capacitação será direcionada a um grupo de Trabalho (GT), que irá acompanhar e coordenar o programa em sua fase de implantação e desenvolvimento (2015-2016). De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), Astrit Tozzo, “estão previstos vários encontros no segundo semestre de 2015 com o objetivo de capacitar as equipes para que o projeto seja implantado oficialmente no início do letivo de 2016”, conta.

Entenda o projeto

O Edulab21 é um laboratório de inovação dedicado à produção e disseminação de conhecimento científico. Serão parceiros para as práticas das atividades, a Universidade de São Paulo, a Universidade de Ghent, na Bélgica e nos Estados Unidos, as Universidades de Berkeley e São Francisco.

“A partir do programa, professores serão estimulados a integrar no currículo tradicional, novos recursos”, explica Astrit. “Existem muitos questionamentos sobre o futuro na educação, o que podemos oferecer aos nossos alunos? Como melhorar a qualidade de ensino, como preparar nossas crianças para o século XXI. Este projeto vem implantar uma nova concepção de educação”, continua.

Entre os objetivos do programa está formar crianças e jovens para superar os desafios do século XXI, desenvolvendo capacidades para aprender, viver, conviver e trabalhar em um mundo cada vez mais complexo. Mais que memorizar informações, o Edulab21 irá estimular os estudantes a processar, selecionar e analisar criticamente a informação. Mais que ler e escrever, irá incentivar os jovens a fazer o uso social das mais diversas linguagens.

Texto: Camila Almeida/Divulgação/ PMC.