Atuação em situações de desastres e calamidade pública é tema de curso na AMOSC

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) promoveu, nessa semana, capacitação com os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sobre a atuação em situações de desastres e calamidade pública. A temática foi apresentada pela psicóloga e professora da Unochapecó, Maria Carolina Silveira.

Esta atividade integra as ações do Colegiado de Gestores e Trabalhadores do SUAS da microrregião, por meio da comissão regional. A coordenadora da comissão, a assistente social do CRAS de Planalto Alegre Lenir Hermes, realçou que o grupo foi formado para elaborar e programar estratégias para atuação na ocorrência de situações de calamidade pública nos municípios do oeste catarinense.

De acordo com o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó José Caramori, esta foi a terceira atividade desenvolvida, pois em dois momentos anteriores ocorreu eventos para os psicólogos dos municípios e agora foi realizado ação para os demais trabalhadores do SUAS, que atuam nos municípios do oeste catarinense.

“O objetivo da iniciativa é construir uma estrutura para atender a demanda da população e dos municípios em situações de calamidade pública e desastres”, ressaltou a psicóloga Maria Carolina ao explicar que a ação requer também uma estruturação e envolvimento de todas as políticas públicas existentes no município.

Outra meta da comissão é construir um plano de ação conjunto com todos os municípios da microrregião. “A intenção é que este plano seja utilizado na ocorrência de alguma situação de emergência, pois desta maneira a região poderá auxiliar o município atingido sabendo claramente o que poderá ser desenvolvido”, explicou a assistente social da AMOSC, Marlete Bruschi Weschenfelder.

A proposta do Colegiado e da Comissão é desenvolver uma atuação intersetorial organizada, com definição clara de atuação nos momentos de calamidade pública e emergência.

MB Comunicação