Representatividade do oeste catarinense nas entidades estaduais de cultura

A ampliação da representatividade do oeste catarinense nas entidades estaduais de cultura foi destaque da reunião do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), nessa semana, no auditório do Mercado Público Regional, em Chapecó.

A nomeação de membro da diretoria do Colegiado e presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), Roselaine Vinhas, para assumir como presidente do Conselho Estadual de Cultura foi comemorada pela microrregião.

Roselaine foi parabenizada pelos dirigentes municipais por sua atuação e comprometimento com a cultura. “A dedicação resultou na valorização de seu trabalho em assumir a vaga no Conselho Estadual de Cultura”, relatou a coordenadora do Colegiado, Loreni Eichwold.

Em agradecimento Roselaine ressaltou que a conquista da vaga foi um empenho coletivo dos dirigentes culturais, em especial, da região da AMOSC. “Sempre recebi o apoio e levei o nome de toda a região, por isso continuarei me empenhando para o fortalecimento do setor em Santa Catarina”.

De acordo com o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó José Caramori, essa representação é importante para impulsionar o setor da cultura na microrregião ereflete a valorização do oeste catarinense.

Na reunião foram repassadas informações sobre o Seminário Internacional de Cultura, que foi realizado em junho em Brasília. O evento foi uma apresentação das experiências de outros países que tem a cultura como um ponto forte na economia do país, ao exemplo da França, onde o turismo e a cultura são extremamente importantes. Além disso, foram apresentadas as experiências do trabalho desenvolvimento nos Colegiados de Cultura em Santa Catarina.

Também foram apresentados relatos de experiência da área do município de Serra Alta e Pinhalzinho, levantadas sugestões para o planejamento do Fórum Catarinense de Cultura que será em 2016 no município de Chapecó e discutida a minuta da lei para criação dos Sistemas Municipais de Cultura.

A próxima reunião do Colegiado está prevista para agosto.

MB Comunicação