Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo será em Chapecó neste mês

O I Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo tem como objetivos aprofundar conhecimentos acerca do processo de envelhecimento, possibilitar a troca de experiências entre os municípios em relação ao atendimento da pessoa idosa e compartilhar iniciativas pró-envelhecimento ativo. O evento ocorrerá dias 28 e 29 de julho no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

A realização da primeira edição do seminário busca a afirmação e futura consolidação do evento, tornando-o parte do cenário científico, entre os maiores e mais importantes eventos da área do envelhecimento humano em Santa Catarina.

            De acordo com o diretor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Unoesc Chapecó, Gilberto Pinzetta, o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que vem proporcionando desafios constantes, desencadeando a necessidade de discussão do tema por todas as áreas do conhecimento. Os recentes indicadores biológicos, sociais, econômicos e científicos apontam para a necessidade de redefinir conceitos, valores, sentimentos e relações, bem como reelaborar funções e papéis, bem como os avanços das ciências e políticas públicas, no sentido de garantir um envelhecimento bem sucedido.

O diretor também diz que, por ser o envelhecimento populacional, um processo recente e que repercute em todas as esferas da sociedade, a ciência, nem sempre consegue obter respostas satisfatórias aos diversos aspectos que envolvem o envelhecimento humano.

“A realização de um evento que reúna renomados pesquisadores da área do envelhecimento, bem como estudantes, professores e profissionais que se interessam e pesquisam aspectos dessa nova realidade mundial, torna possível a discussão, o intercâmbio e a difusão de conhecimento na área do envelhecimento humano, procurando garantir um constante compromisso com a sociedade”, afirma.

            Pinzetta finaliza dizendo que, nesse cenário, buscando fortalecer a discussão sobre a temática do envelhecimento humano por meio do diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, a Unoesc Chapecó, a Secretaria de Assistência Social de Chapecó e a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e da Associação de Municípios de Santa Catarina, promoverão o 1º Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo.

O investimento para a participação no evento é de R$ 150,00 para servidores de municípios filiados à Federação Catarinense de Municípios (FECAM), professores, acadêmicos e técnicos administrativos da Unoesc, e de R$ 200,00 para os demais participantes. A inscrição deve ser feita no site da FECAM/EGEM: www.eventos.fecan.org.br, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (048) 3221-8800.

O Seminário é realizado pela EGEM, promovido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Chapecó, Unoesc Chapecó e pela FECAM. Conta com o apoio das Associações de Municípios/SC, Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).

 

Programação:

 

 

1º DIA – 28/07/2015 – Manhã

 

 

8h       Credenciamento

 

9h       Solenidade de Abertura

 

10h     Palestra: Cenário do Envelhecimento no Brasil

 

Palestrante: Dr. Ricardo Paes de Barros, Professor da CATEDRA INSTITUTO Airton Senna no Inster.

 

11h     Debate

 

12h     Intervalo para o almoço – incluso no valor da inscrição

 

 

1º DIA – 28/07/2015 – Tarde

 

 

13h30            Palestra: Envelhecimento – Verdades e Representações

 

Palestrante: Marcelo Salgado

 

14h30            Debate

 

15h30            Intervalo

 

16h     Mesa-redonda: Desafios do Envelhecimento

 

Debatedores:Dr. Alessandro Verffel, Médico GeriatraDra.

                         Leoni Terezinha Zenevicz, Doutora em Gerontologia Biomédica

 

Mediador: Patrcik Zawadzki, Professor e Pesquisador do curso de Educação Física da UNOESC – Chapecó

 

17h     Debate

 

17h30            Palestra: “A mágica do envelhecimento ativo: aprendizados que nos levam ao sucesso

 

Palestrante: Jardel Beck, Formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Master em Programação Neurolinguística pela World Neurolinguistic Program Council

 

 

 

2º DIA – 29/07/2015 – Manhã

 

 

8h30   Apresentação do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa

 

Palestrante: Dirce Heiderscheidt, Deputada Estadual, Coordenadora do Forum e da Bancada Feminina da ALESC.

 

9h       Experiências Municipais no atendimento ao Idoso

 

Primeira Experiência:Práticas de Envelhecimento Ativo, Chapecó, apresentada por Neyla Caramori, Primeira-dama e Belenite Frozza, Assessora da Secretaria de Assistência Social.

 

Segunda Experiência:Serviço de Atendimento à Pessoa Idosa à Domicílio, São Miguel do Oeste, apresentada pela Assistente Social Jane Ries.

 

Terceira Experiência:PROJETO UNITI – Universidade da Terceira Idade, Município de Zórtea, apresentada pela Assistente Social Juliana Nosswitz. Envolvidos: Zortéa, Capinzal, Ouro e UNOESC – Campus de Capinzal

 

10h     Intervalo

 

10h30            Mesa-redonda: Direitos da Pessoa Idosa e as Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social

 

Veranícia Fortkamp de Araujo, Assistente Social, Ex-Presidente da Associação Nacional de Gerontologia – ANG.

 

Jordelina Schier, Enfermeira, Conselheira do Conselho Estadual do Idosa, Coordenadora do Núcleo de  Estados da Terceira Idade – NETI/UFSC. Ivan

 

Janice Merigo, Mestre em Serviço Social, Assistente Social da Federação Catarinense de Municípios, Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Gestão 2009-2012). 

 

11h30            Conferência de Encerramento “Habilidades e competências no cuidado à pessoa idosa”

 

Palestrante: Karla Giacomin, Doutora em Ciências da Saúde. Atua na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, desde 1999, na coordenação da Atenção à Saúde do Idoso. Membro Pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (NESPE – FIOCRUZ/UFMG), Docente de cursos de especialização em Gerontologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e na Universidade Federal de Minas Gerais.

 

12h30            Encerramento do Seminário

 

MB Comunicação