Prefeitura de Chapecó lança campanha de separação e descarte correto dos resíduos

Estar consciente de que a falta de separação do lixo traz inúmeras consequências para a saúde e não contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas é um passo importante na construção de uma sociedade sustentável. Ter o conhecimento de como separar os resíduos e incluir o hábito na rotina da família e no ambiente de trabalho são outros desafios. 

Em Chapecó os investimentos no setor têm sido crescentes. Os serviços incluem coleta seletiva, dotação de locais adequados para recicladores e disposição de contêineres identificados para separação de resíduos, bem como a modernização da frota, incluindo caminhões de coleta automatizada.

Em 2013, a Prefeitura de Chapecó implantou uma nova tecnologia na coleta do lixo buscando uma cidade mais limpa e comprometida com os aspectos ambiental, social e econômico. De lá pra cá, os moradores da área central descartam o seu lixo em dois contêineres: o laranja para o resíduo seletivo e o verde para o orgânico. 

Com a mudança muito se avançou e a cidade está mais limpa. Raramente é encontrado lixo nos canteiros centrais. O volume de material seletivo cresceu. Os recicladores estão mais bem organizados e conseguiram incrementar a renda. 

Mas é necessário avançar muito mais. Infelizmente muitas pessoas ainda não perceberam que o papel, o plástico, o vidro e o metal, por exemplo, sujos ou misturados ao lixo úmido viram rejeito, ou seja, não podem ser reaproveitados, irão demorar milhares de anos para se decompor e não irão contribuir com as famílias que vivem da reciclagem. 

Plano Municipal de Resíduos Sólidos 

Há cerca de 15 meses, a Prefeitura, o Consórcio Iberê e dezenas de pessoas comprometidas com o bem estar social se engajaram na elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. O documento encontra-se na Câmara de Vereadores de Chapecó para avaliação.

Foi diagnosticada a realidade dos diferentes tipos de lixos gerados no município. Segundo o Prefeito, José Caramori, as estatísticas mostraram a ‘fotografia’ do Município quando o assunto é resíduos sólidos. Depois disso, foi possível planejar metas, definir as estratégias e as ações para garantir que as pessoas passem a gerar menos lixo e o descartem de forma correta.

Campanha de comunicação

Apesar de todos os esforços, tem-se comprovado a necessidade de uma maior conscientização geral. E isso envolve a difusão de conceitos e conhecimentos sobre a importância da separação dos resíduos, da destinação dos dejetos nos locais corretos, da limpeza de terrenos e outras atitudes que só podem ter resultados com o envolvimento de todos os cidadãos.

Uma das metas do Plano de Resíduos Sólidos é trabalhar a conscientização das pessoas. Por isso a Administração Municipal construiu uma campanha publicitária envolvendo temas educativos, com peças de forte identidade e criadas de forma a facilitar o entendimento de conteúdos e conceitos.

Os personagens foram criados exclusivamente para a campanha, simbolizando resíduos orgânico e seletivo. As mensagens mostram resultados positivos das boas práticas e também consequências e efeitos de comportamentos inadequados.

A campanha demonstra o quanto a coleta de resíduos afeta questões além da limpeza urbana, tais como saúde pública e meio ambiente. Deixa claro que a limpeza urbana envolve também cuidados como a capina de terrenos. Enfoca que o descarte ilegal de resíduos provoca sérias consequências à saúde da população, como criadouros de focos de doenças. E, ainda, que o descarte irresponsável em córregos e cursos d’água pode resultar em fenômenos de extrema gravidade, como enchentes.

Identidade da Campanha

A campanha tem sua identidade construída a partir de dois personagens, o Organo e a Seleta. Eles foram criados e desenhados de forma personalizada. A principal forma de interação é o meio televisivo, onde mostram suas “aventuras” a partir dos motes relacionados à correta destinação de resíduos.

A campanha será ampliada e vai abranger ainda as escolas. Atividades lúdicas estão sendo desenvolvidas para o trabalho direto com as crianças.

FOTOS DO ORGANO E DA SELETA

Organo e Seleta formam uma dupla em desenho animado, que vivem num universo próprio. Amigos desde a infância, descobrem que chegou a hora da separação. Mas isso não é motivo de tristeza, pois cada um terá sua “casa”, indo viver nos contêineres adequados para resíduos orgânicos e recicláveis.

  • Organo representa o lixo orgânico. É bem “sujinho”.
  • Seleta representa o lixo seletivo. Tem formato aproximado a uma garrafa “pet” e é “limpinha”. 

“O Organo e a Seleta são nossos novos aliados na luta pela conscientização de todos os moradores. Muito já evoluímos, mas temos muito a avançar. Queremos uma Chapecó cada vez mais limpa e sustentável. Estamos certos de que essa campanha irá nos auxiliar no trabalho educativo em todas as faixas etárias”, concluiu o Prefeito José Caramori. 

Créditos: Vanessa Hubner / divulgação PMC

Mais informações:

Assessoria de Imprensa – 3321-8433