Entidades discutem fim da violência contra a mulher

Chapecó sediou durante o fim de semana o Fórum pelo fim da violência contra a mulher: “Um olhar sobre as políticas públicas no enfrentamento a violência, à Luz da Lei da Maria da Penha”. Os debates foram realizados no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes e envolveu entidades de atendimento, órgãos públicos, conselheiros municipais, representantes dos três poderes e organizações civis. O evento teve ainda a presença de Maria da Penha Fernandes. 

A intenção do fórum foi de conhecer as políticas promovidas pelo poder público, no enfrentamento e prevenção à violência. Para isso, uma série de discussões e debates foram realizados durante a programação do evento. Apresentações teatrais, palestras e mesas redondas serviram de suporte para os temas apresentados.

Na abertura do fórum, a desembargadora Salete Sommariva, falou sobre o papel do judiciário no combate à violência contra a mulher. No sábado, Sonia Maria Medeiros, destacou a criação da Secretaria da Mulher, usando a cidade de Londrina (PR) como referência. Elaine Galvão palestrou sobre a rede de enfrentamento e prevenção. Já a palestrante Lucimar Alves falou sobre a importância dos Centros de Referência da Mulher. Nancy de Moraes explanou sobre a “Casa da Mulher” e a palestra de encerramento ficou por conta de Maria da Penha Fernandes.

O Fórum foi realizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Chapecó. O Secretário, Valmor Scolari, participou do evento e destacou a importância das discussões. “O poder público tem obrigação de ser parceiro no combate à violência contra a mulher. Esses debates servem para fazer avaliações sobre nossas ações e incrementar políticas públicas para esta área”, lembrou o Secretário.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social – 3321-8433 de Chapecó/Sc.