Cidadão pode visualizar on-line objetos do Museu da Casa da Cultura de Jardinópolis

Foi encerrado neste mês, o projeto Catalogação do Museu da Casa da Cultura de Jardinópolis. Desde maio de 2014, a servidora municipal Margarete Frizon se dedicou a registrar todos os objetos, por meio de informações descritivas e de imagens.

O resultado final foi a elaboração de um Catálogo, publicado no Link Cultura do site www.jardinopolis.sc.gov.br em cinco partes. Este documento agrega informações dos 113 itens registrados.

Entre eles, encontram-se no segmento agrícola: arado, ventolão para limpar o produto e cerrote. Nesta catalogação foram encontradas diversas imagens de Santos. Segundo apurou, a responsável pelo trabalho Margarete, era um hábito das primeiras famílias de Jardinópolis pendurar quadros contendo imagens de Santos da Igreja Católica em paredes de madeira da casa.

Ao acessar os arquivos da Catalogação, o internauta verificará diversos utensílios domésticos de época. O ferro a brasa, o lampião e a máquina de costura remetem ao tempo em que eram úteis por não existir energia elétrica na localidade.

Conforme explica Margarete, na catalogação buscou-se identificar a origem, a quem pertenceu ou doador, descrição do objeto e imagem fotográfica. “Essas informações foram inseridas para contextualizar cada objeto do Museu”, comenta.

De acordo com os objetivos deste projeto, está o registro documental dos itens que foram doados ao Museu por famílias da localidade. “É importante preservar este patrimônio cultural que faz parte da história do município e é uma forma dos jovens, por meio da Internet, conhecerem parte dela”, relata. 

Margarete fala que o acervo do Museu da Casa da Cultura está preservado. Porém, nem todo ele está exposto ao público para visitação em virtude da falta de estrutura. No momento, para sanar esta situação foi disponibilizado o acervo completo no site do município. “É uma opção a mais para o cidadão visualizar este trabalho e conhecer algumas características da história de nosso povo”, ressalta.