Alunos recebem premiação pela Olimpíada de Matemática

A tarde desta quarta-feira (24), foi de comemoração para os estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, 18 alunos da Rede Municipal de Ensino foram homenageados no auditório da Prefeitura de Chapecó. Participaram da cerimônia autoridades, alunos, pais, gestores das instituições de ensino e professores de matemática.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, professora Astrit Tozzo, os bons resultados na Obmep vão além de medalhas. “Significa que o trabalho conjunto está sendo desenvolvido com sucesso: os pais estão participativos na vida escolar dos filhos, os alunos estão se esforçando, a gestão escolar e os professores falando a mesma língua, tornando o conteúdo inovador e despertando o interesse dos estudantes e a secretaria municipal de educação fazendo a sua parte através do apoio, fortalecimento e subsídio pedagógico”, explica.

Para o aluno Douglas da Silva, medalhista de prata pela EBM André Marafon, não é difícil aprender matemática. “É uma questão de perseverança. A vontade do aluno, com a ajuda do professor pode trazer muitos resultados”, disse. Além de Douglas, o aluno Elias Eduardo Bort, da EBM Diogo Alves da Silva, recebeu medalha de prata, os estudantes Luis Henrique Forte, da EBM Alípio José da Rosa e Stefani Meneghetti, da EBM Herbert de Souza, foram medalha de bronze no concurso. Garantiram ainda menção honrosa pelos resultados nas provas da Olimpíada, os educandos  Deivilim Mandibur, Maelly Balz, da EBM Olímpio Figueiró; Rodrigo Goldshmidt Vitorino, aluno da EBM Rui Barbosa; Ana Caroline Ferreira Da Cruz, da  EBM Florestan Fernandes; Ana Paula Rampanelli, Luan Sérgio Ansolin, Andrieli Turmina, Bernardo De Azevedo Wobeto, estudantes da  EBM Fedelino Machado Dos Santos; Rafael Ribeiro Dos Santos, da EBM Maria Bordignon Destri; Bruna Sobolewski, da EBM Sereno Soprana; Tailine Matiello Martins, da EPC Cyro Sosnosky; João Vitor Dos Santos, da EBM Jardim Do Lago; Juliana Cristina Paimell, da EBM Severiano Rolin De Moura e ainda, Vandressa Gosh, representando a EBM Victor Meirelles.

A premiação entregue hoje, integra os resultados da segunda fase da 10ª Obmpe, realizada em 2014. Segundo o Prefeito de Chapecó, José Caramori, esses resultados envolvem toda uma equipe. “Em nome do governo parabenizo os gestores, os professores, os pais, toda uma equipe da articulação pedagógica que esteve envolvida nessa ação, mas principalmente os alunos que se dedicaram para isso”, disse.           

Em 2015

Em sua 11ª edição a Obmep envolveu, na Rede Municipal de Ensino de Chapecó, cerca de 3mil e 500 estudantes. Fizeram a prova, dos níveis 1 e 2, alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de vinte Escolas Básicas Municipais. Em todo o Brasil, participaram desta etapa cerca de 900 mil educandos, em aproximadamente 99% dos municípios brasileiros.

Os melhores colocados nesta fase, irão participar da segunda etapa do concurso, com resultados divulgados em 2016. “É sempre uma expectativa para Chapecó saber os resultados da Obmep, pois sempre há medalhistas e sempre ficamos muito felizes por isto. O concurso estimula um jeito novo de aprender matemática e desmistifica a dificuldade trazida pela disciplina”, conta a professora Astrit.

O que é a Obmep? 

A Obmep é realizada todos os anos com o intuito de incentivar o estudo da matemática e revelar talentos na área. Dentre as ações da Olimpíada destacam-se a produção e distribuição de material didático como apostilas e banco de questões; disponibilidade de bolsas de estudo e programas de iniciação científica para os medalhistas; preparação para competições internacionais; criação de Clubes de Matemática entre alunos e professores, com atividades em ambiente interativo.