Escola Municipal trabalha a arte sustentável

Criatividade e reaproveitamento, juntos na escola. Foi unindo a consciência ambiental com a arte, que a Escola Básica Municipal Rui Barbosa, no Bairro Jardim Itália, mostrou para os alunos como é possível educar as práticas para um consumo consciente.

As atividades do projeto ‘Consumismo’, movimentaram a escola durante esta semana, com a confecção de roupas customizadas pelos alunos, pais e professores. As ações envolveram a disciplina de Arte, Educação Financeira e Sustentabilidade e trouxeram, em uma atividade artístico cultural, apresentações de dança de rua com desfile sustentável. Materiais como lona, garrafas pet, tampinhas, revistas, jornais, lacres de latinhas e caixas de sapato, integraram a produção de roupas de diferentes estilos.

Para chegar às atividades práticas e aos resultados com os estudantes, um projeto teórico planejou e definiu as ações dos professores e envolveu todas as disciplinas. Conteúdos como a história da arte, e o trabalho do artista americano Cris Jordan, que transforma lixo em arte, através da fotografia, foram algumas temas desenvolvidos.

Dentro dos objetivos do projeto, trabalhado com crianças de 6° a 9° ano do Ensino Fundamental, está reduzir o consumo, estimular a reutilização dos produtos e a reflexão sobre a influência da cultura industrial, que estimula a compra. Para o aluno Arthur de Araújo, o projeto trouxe muito aprendizado. “Reutilizando você pode ver que os materiais não vão para um lugar em que possam perturbar o meio ambiente, sujando, poluindo ou matando algum animal. Ele terá algum uso. Reutilizando podemos mudar o futuro desses objetos que, antes, iriam para a natureza”, disse.

De acordo com a professora de arte, Maria Salete da Silva, “em uma conversa entre todos os professores, definimos trabalhar o consumismo e fazer com que os alunos entendessem o significado, trabalhando palavras como reduzir e reutilizar”, explica a professora.

Conforme a Secretária Municipal de Educação, professora Astrit Tozzo, “desde 2012 inserimos no currículo da Rede Municipal de Ensino, a disciplina de Educação Financeira e Sustentabilidade, isso amplia o leque de informações e conhecimento construído com os alunos e de possibilidades de projetos trabalhados pelos professores. A conscientização é um processo lento, desenvolvido e construído aos poucos, que faz diferença na vida do aluno, e que o tornará, certamente, um adulto consciente. É assim que vamos construir um futuro diferente, com pessoas responsáveis com o meio ao qual pertencem”, explica. 

Texto: Camila Almeida/ PMC. 

Fotos: 01, 02, 03 – Atividades EBM Rui Barbosa/ Diego de Bastiani/ Divulgação/PMC. 

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433.

Fernando Mattos – 9911-0100