Psicologia Desportiva Uma Ciência a Favor do Esporte

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), está disponibilizando um profissional de Psicologia para trabalhar a parte emocional dos atletas de rendimento amador do município.

 “Os atletas precisam estar bem física e tecnicamente para desenvolver suas atividades, mas também precisa trabalhar seu emocional, para garantir melhor rendimento.” explica o professor de Educação Física e psicólogo com especialização em Psicologia do Esporte, Juvir Cerejo, responsável pelo trabalho junto a SEJEL.

O trabalho desenvolvido no Município é pioneiro por ser voltado diretamente ao atleta de rendimento. Todo o atleta, de qualquer modalidade, que tiver interesse em buscar acompanhamento no programa de Psicologia do Esporte, pode fazer seu agendamento. As atividades são desenvolvidas individual e coletivamente.

Atualmente, o trabalho é realizado com 30 atletas de várias modalidades esportivas, e, conforme o psicólogo responsável, apresenta resultados positivos.

Além das sessões individuais, o profissional da área também acompanha os treinos diários das modalidades e desenvolve trabalho de observação.

“Em alguns casos, temos atletas de outras regiões do país que atuam em Chapecó, alguns encontram dificuldade de adaptação por causa do clima, dos costumes e a distância da família. Neste caso, trabalhamos o emocional com a meta de adaptá-los”, explica Cerejo. 

Desenvolvimento 

  • A primeira etapa do programa é entrar em contato com o treinador das modalidades e a forma que acontece o treinamento psicológico.
  • A partir dai é feito o agendamento com o atleta para conhecê-lo e aplicar os instrumentos que a profissão permite utilizar.
  • O trabalho melhora o rendimento do atleta tratando problemas pessoais que podem atrapalhar o rendimento em competições.
  • O programa ajuda na redução da ansiedade, trabalha a atenção e construção da autoestima e a motivação.
  • O trabalho é realizado através de encontros semanais, com acompanhamento pré- competição e para a competição, além de fechamento após a competição com análise do resultado. 

Texto e Fotos: Mauri Oliveira 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433.

aFernando Mattos – 9911-0100.